Por Pró-CCL (Planaltina-DF)
No último dia 27 de junho foi realizado na cidade de Planaltina-DF o sarau A Voz da Periferia. Organizado pelo pró-Comitê de Cultura e Luta (CCL) de Planaltina e com apoio de coletivos de defesa popular como o REUNI periferia. O evento contou com diversas apresentações e intervenções de artistas da cidade e de todo o DF, tivemos a oportunidade de presenciar grupos de dança como STREET JAZZ E CYPHERS CLAN, contamos também com a banda PROJETO A6 que abriu o evento.
As apresentações solo fora bem firmes com UNIO MYSTICA,JHAMAU AKA BABY MYST, e não parou por ai… houve apresentação de MPB com KAROLINE ANDRADE, BATALHA DE MC’s com a galera da BATALHA DO MUSEU representando suas quebradas – vale lembrar que a batalha foi por temas e o vencedor levou o novo CD duplo do EDUARDO. Por fim, a galera do SOBREVIVENTES DE RUA deu uma aula sobre resistência e auto organização. Foram diversas intervenções de estudantes secundaristas e moradores da comunidade.
Desde já agradecemos de coração a todos as/os artistas e grupos que se apresentaram. Não devemos deixar de agradecer aos moradores, estudantes e professores que compareceram e fizeram acontecer esse exemplo de ação direta feita pela quebrada.
Nós dos CCL/FOB acreditamos que é de extrema importância a comunidade se auto-organizar independente de qualquer instituição/partido atrelado ao estado burguês e genocida dos povos marginalizados. Nós, moradores/trabalhadores, estudantes e professores temos que ter em mente que o atual momento político que vivemos no pais não é somente culpa dos governantes. Temos uma parcela de culpa quando não nos mobilizamos e confrontamos diretamente na quebrada os meios de dominação e de poder que o Estado usa para conter a luta da/do trabalhadora.
Outros Junhos virão!
O sarau A Voz da Periferia foi realizado em homenagem as Jornadas de Junho de 2013, mobilização jamais vista no pais desde a queda da ditadura, uma prova tão eficaz que podemos sim construir o caminho para uma sociedade justa e igualitária. As jornadas de junho de 2013 não aconteceram do nada! e sim se eclodiu depois de um processo acumulativo de lutas. Não foi o primeiro levante e nem será o último!
Estamos atualmente em cada local, seja no estudo, no trabalho ou na moradia sentindo na pele as consequências da luta de classes no qual entendemos que agrega todas as formas de opressões. Precisamos construir novas jornadas e levantes populares independentes e combativos, para que ai sim, possamos desenvolver junto com o povo uma consciência de classe, e ocupando e resistindo caminharmos em direção a liberdade.
LIBERDADE PARA RAFAEL BRAGA E TODOS OS PRESOS POLÍTICOS!
VIVA A AUTO ORGANIZAÇÃO DA PERIFERIA!
CONSTRUIR A GREVE GERAL COMBATIVA E PELA BASE!
CONSTRUIR COMITÊS DE CULTURA E LUTA EM TODOS OS BAIRROS DA PERIFERIA!
CONSTRUIR O FÓRUM DE OPOSIÇÕES PELA BASE!
TODO PODER AO POVO!