Reproduzimos aqui a nota do Fórum Permanente pelo Passe
Na noite do dia 5 de setembro de 2015, o Fórum Permanente pelo Passe Livre (FPL) realizou o evento chamado “Rolezinho pelo Passe Livre”,na Praça da Cruz Grande, localizada no bairro Serrinha, periferia de Fortaleza.
A atividade reuniu diversas manifestações artísticas populares, com apresentações de poesias declamadas pela juventude presente no evento, grupos de hip hop, punk, entre outros estilos.
Durante as apresentações, a situação caótica do transporte coletivo da cidade de Fortaleza foi pontuada, bem como a necessidade de organização por locais de trabalho, estudo e moradia para conseguir o Passe Livre, demanda histórica da juventude e do Povo. O aumento no valores das passagens de ônibus, prestes a acontecer também foi problematizado.
A atividade foi permitida pelo conselho popular responsável pela gestão da Praça da Cruz Grande, e durante o evento, a comunidade participou de forma ativa: jovens,crianças e idosos/as dialogaram com as apresentações, com o FPL e com as pautas políticas expostas. Nenhum conflito ocorreu entre juventude, FPL ou comunidade durante a realização do evento.
Por volta das 21:30, diversos policiais em três viaturas do Ronda do Quarteirão e uma da Força Tática Armada (FTA), chegaram à Praça da Cruz Grande, impondo o fim do sarau de modo truculento. A alegação para o fim da atividade, era que esta teria uma finalidade política e não teria sido deliberada pelos órgãos burocráticos oficiais.
Em meio aos processos de extermínio da juventude pobre e negra, falta de acesso ao lazer e à cidade para esses mesmos jovens, agravada pelas más condições do transporte coletivo, e possibilidade de aprovação da redução da maioridade penal, o FPL indica sua indignação e repúdio ao aparato repressor que criminaliza os movimentos sociais e a juventude pobre e negra que organiza suas formas alternativas de lazer, e conclama à organização e resistência contra esse modelo de sociabilidade e pelo Passe Livre!
Abaixo a criminalização da juventude pobre e negra e dos movimentos sociais!
Passe livre já!
Barrar o aumento das passagens do transporte coletivo de Fortaleza!