[RECC-RJ] Lutar para estudar! Estudar para lutar!

Boletim nº 01 do Comitê de Propaganda da Rede Estudantil Classista e Combativa (RECC) na UFF – Setembro de 2016

O processo de precarização das Universidades Federais se intensificou através do Reuni (programa de expansão sem estrutura das universidades federais) nos primeiros anos do governo Lula (PT/PMDB) e continuou por meio dos recentes cortes de Dilma no orçamento da educação, cujo lema do governo era Pátria Educadora.

O sucateamento do ensino e da estrutura também atingiu a Universidade Federal Fluminense. O aumento dos números de cursos e de vagas não acompanhou às demandas necessárias para a acomodação dos novos estudantes. As bolsas-auxílios são restritas a um número pequeno de estudantes e a moradia estudantil sobrevive com poucos lugares, além da expulsão das estudantes em decorrência de gravidez. E ainda excluem as mães-estudantes, pois a creche oferecida pela universidade possui estrutura precária e limitada.

EST

A falta de um passe livre e um bandejão sem as mínimas condições de servir os alunos, com larvas na comida, falta de copos e profissionais terceirizados sem pagamentos deixam claro a política excludente, que prejudica os alunos pobres. Política essa executada pela Reitoria que reprime qualquer movimentação, do DCE (PT/PCdoB/UJS/UNE) da UFF, que pouco faz pelos alunos através da política de conciliação (defende os interesses da Reitoria) e os Diretórios Acadêmicos que são praticamente inoperantes, demonstrando a necessidade de reorganização de um movimento estudantil classista e combativo na UFF, independente de partidos políticos, governos e reitoria.

CONSTRUIR O MOVIMENTO ESTUDANTIL CLASSISTA, COMBATIVO E AUTÔNOMO NA UFF!
POR MAIS BOLSAS-AUXÍLIOS E MORADIA ESTUDANTIL!
POR CRECHES PÚBLICAS E GRATUITAS!
PELO PASSE LIVRE GERAL E IRRESTRITO!
ELEIÇÃO É FARSA! NÃO VOTE, LUTE! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *