Comunicado da OCCI-UFRRJ. Setembro de 2016.
Velhas Portas Não Abrem Novos Caminhos!
Boicotar as Eleições de DCE é optar por um novo caminho no Movimento Estudantil da UFRRJ e repudiar o oportunismo!
Nós, estudantes da UFRRJ, já estamos acostumados e acostumadas a viver sob a inconstância da Rural no que diz respeito a nossa segurança e condições de permanência na Universidade. Atraso de bolsas; corte de gastos que comprometem pesquisas; carência de concurso para professores; sucateamento de salas, prédios e equipamentos; e especialmente a segurança no campus Seropédica e a violência contra as mulheres, visibilizada recentemente pelo movimento “Me Avise Quando Chegar”. Em todos estes casos se faz notória a omissão dos representantes do DCE, eleitos nas últimas eleições. Isso ocorre devido a burocracia e oportunismo que existe no Movimento Estudantil, onde grupos como UJS (PCdoB), Levante (Consulta Popular/PT), UJC (PCB) e PSOL disputam as eleições do DCE apenas para ter o aparelho, a máquina burocrática em suas mãos e se dizer representante dos estudantes, além de fazer campanha eleitoral para seus partidos, desmobilizando a luta dos estudantes em prol de seus partidos.
A representação estudantil, na teoria, deve estar atenta e ao serviço das demandas dos e das estudantes, organizando e lutando junto a estes por uma Universidade que cuide e atenda suas necessidades, um espaço feito pelo povo e para o povo. Mas, assim como na democracia burguesa, o que vemos entre nós são chapas usurpadoras das pautas estudantis que se utilizam destas para autopromoção, conchavos políticos com reitoria e direções, além de projeção política em partidos aliados a estas forças parasitas dentro do Movimento Estudantil. A falta de diálogo com a base e a ausência de debates entre as chapas nos levam a conclusão que o parlamentarismo estudantil não passa de uma transposição da farsa eleitoral para dentro da comunidade acadêmica.
Infelizmente, observamos a cada ano o desinteresse dos estudantes pelas ações dos Centros Acadêmicos e Diretório Central, um reflexo da crescente insatisfação com a política oportunista e eleitoreira nestes espaços. Há os que ainda, de boa fé, depositam esperança nas eleições, de que será possível uma boa gestão administrada por partidos e pessoas com um discurso “de esquerda”, como o caso de estudantes independentes. No entanto, é um erro imediatista reduzir ou priorizar nossas ações à conquista de votos por chapas que logo se desunem e geram refluxo geral. Esta prática deve ser revista e dar lugar à luta pela união do movimento estudantil pela base, democrático, forte e atuante. É através da mobilização dos estudantes, em cada sala de aula e moradia estudantil, que daremos um passo na conquista de nossos direitos. Realidade que só será conquistada através da aliança entre os movimentos estudantil, sindical e popular, unindo a luta dos professores, terceirizados, técnicos e estudantes; e nos organizando em agrupamentos políticos, preferencialmente em coletivos combativos, não eleitoreiros e não governistas, com vista a realização do Congresso Estudantil pela base, e não por forças políticas oportunistas, como a UJS, UJC, Levante e PSOL.
Para isso, nós da OCCI – Oposição Classista Combativa e Independente ao DCE da UFRRJ chamamos todas e todos ao boicote às eleições e a organização pela base para uma luta efetiva e combativa à precarização da Universidade, ao ajuste fiscal, e a política neoliberal de Dilma e Temer.
“Sei que a luta será longa e árdua, mas acredito firmemente na força da atuação coletiva das massas.”
Honestino Guimarães
Acesse o txt em pdf: boicote-dce