É com felicidade que compartilhamos o texto escrito pela companheira Taciane, moradora da ocupação Raízes da Praia (impulsinada pelo MCP) localizada no Vicente Pizon, em Fortaleza-CE.
Felicitamos a companheirada da ocupação e afirmamos que a comemoração de dez anos de ocupação deve servir de referência e resistência para toda a classe trabalhadora! Parabéns Raízes da Praia!
Comemoramos uma década de luta, resistência e esperança. Uma pequena comunidde teimosa que insiste em não abandonar suas raízes, que enfrentou milícia armada, polícia e reintegração de posse para ficar na terra. Até a natureza testou nossa resistência. Chuvas fortes, ventos fortes, sol escaldante, insetos, pulgas. Não foi fácil e aainda não é fácil! Nossa luta sempre foi pela terra, para permanecer nesse local. E 10 anos depois, muito já foi conquistado nesse sentido, lotes desapropriados pela prefeitura, a maioria do terreno está no processo de usucapião e apenas 2 lotes como causa de conflito.
A nossa luta inicial avançou muito podemos dizer que conquistamos muita coisa em relação a posse da terra. Mas não é fácil ainda vivermos na mesma situação de barracos e improvisos de 10 anos atrás, conviver com buraco cheio de lama, com ratos, baratas, insetos e com a total falta de infraestrutura, é algo que testa nossa resistência, nossa luta e abala nossa fé, são problemas urgentes.
Nesses 10 anos renovamos a nossa esperança e a nossa luta. Lutamos pela terra sim, mas lutamos também pela dignidade de morarmos em melhores condições, lutamos para sair dessa situação de improviso e conquistar direitos básicos! Sabemos que é uma luta difícil, complicada, sabemos pois a 10 anos atrás nos disseram que nossa resistência não duraria 1 dia, 1 semana ou 1 mês e estamos aqui resistindo a uma década.
Vamos seguir lutando pela conquista de Morar mas Morar Melhor.
Em nome da associação de Moradores da Raízes da Praia agradecemos a todos que nos apoiaram nessa luta e pela parceria na resistência. Falar que a luta segue e segue com desafios ainda maiores! Pois
A RAÍZES DA PRAIA EXISTE! A RAÍZES DA PRAIA RESISTE!