Por Comitê de Solidariedade aos Povos Indígenas
Comitê de Solidariedade aos Povos Indígenas vem por meio desta nota denunciar a criminosa ordem de despejo destinada a retomada Guapoy, localizada em Caarapó-MS, aos redores da Aldeia Tey’Kue e da TI Dourados Amambaipegua I.
O tekoha Guapoy foi retomado dias após o Massacre de Caarapó, quando centenas de pistoleiros armados atacaram o tekoha Toro Paso (hoje Kunumi Poty Verá) e assassinaram o agente de saúde Clodiodi Aquileu Rodrigues de Souza. Como resposta a este famigerado ataque, os Guarani e Kaiowa fortaleceram sua resistência e avançaram para novas retomadas.
No último dia 8, uma notificação de despejo chega até a retomada, tendo como ré a FUNAI. Porém, a notificação chegou às mãos da FUNAI duas semanas antes, sendo que este é o prazo para requerer o processo, ou seja, não houve tentativa de reversão do despejo nem qualquer diálogo com a comunidade. Desde então, latifundiários da região tem ameaçado a retomada, circulando a comunidade armados, em suas motos e caminhonetes.


Diante desta criminosa reintegração de posse, onde o Estado promete preparar grande aparato de forças (Força Nacional, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, etc) para “enfrentar” cerca de 100 pessoas, convocamos a todos os apoiadores a defender a retomada do tekoha Guapoy, desfraldando a palavra de ordem “Abaixo ao criminoso despejo da retomada Guapoy!”. De norte a sul o Estado brasileiro, lacaio de grandes burgueses e latifundiários, desata um processo de repressão e criminalização da luta pela terra. Tudo para tentar conter as tomadas e retomadas de território empreendidas por indígenas, camponeses e quilombolas. O CSPI defende o avanço da luta pela terra e condena todo tipo de repressão aos povos tradicionais. Apesar da tentativa de suposta negociação por parte dos fazendeiros, que propunham redução de 90% do território reivindicado para evitar o despejo, os Guarani e Kaiowá reunidos em Guapoy decidiram, bravamente, pela permanência no tekoha, sem recuar nenhum passo na luta pela retomada e defesa de suas terras.
Guapoy Resiste! Terra pra quem nela vive e trabalha!
Abaixo a criminalização da luta pela terra!
Viva a Autodemarcação!