Por SIGA-RJ
Ontem, dia 19 de agosto, as famílias moradoras do Parque União, Comunidade da Maré, zona norte da cidade do Rio de Janeiro, amanheceram com a ação de despejo, promovida pela operação conjunta do governador Cláudio Castro e do prefeito Eduardo Paes.
Os órgãos responsáveis pelo despejo das famílias foram a Secretaria de Estado da Polícia Civil e a Secretaria Municipal de Ordem Pública, com apoio do Comando de Operações Especiais – PMERJ e do Batalhão de Policiamento de Vias Expressas.
As autoridades estatais criminalizam as famílias afirmando que os imóveis foram construídos para “lavagem” de dinheiro. Mas a verdade é que a operação nega ao povo seu direito fundamental à moradia.
Os moradores revoltadas protestaram fechando as ruas próximas e foram violentamente reprimidos com tiros de bala de borracha.
Hoje, as polícias civil e militar continuam com as operações nas Comunidades da Maré, com o uso de Caveirões no Parque União, Rubens Vaz, Nova Holanda e Parque Maré.
Os governantes negam diariamente os direitos do povo pobre, preto e trabalhador. Não podemos aceitar calados essa violência.
Pelo nosso direito à moradia!
Só o povo salva o povo.