Elmano/PT acena pra comunidade evangélica traz retrocessos pra educação!

Elmano

No dia 08 de agosto, durante o evento chamado “3° Congresso Ceará Pentecostal”, o governador Elmano de Freitas/PT garantiu a compra e distribuição de bíblias nas escolas públicas do Ceará em um claro aceno ao setor cristão. Pasmem que a proposta de indicação 71/2022 de autoria do deputado Apóstolo Henrique/Republicanos não apontava a necessidade de compra de bíblias, mas previa colocar a bíblia como temática das aulas. Assim, a proposta do governador petista é mais conservadora do que a do próprio deputado.

Tal projeto se refere a PI 71/2022, de autoria do deputado, e também pastor evangélico, Luiz Henrique/Republicanos, com os redatores Carmelo Neto/PL e Emília Pessoa/PSDB. Todos fazem parte do bloco cristão conservador na bancada do estado e estão constantemente alinhados as pautas e reivindicações antipovo do fascismo brasileiro. Com essa proposta, Elmano/PT fortalece o bloco reacionário no estado do Ceará.

Tal projeto tenta tornar o estudo da Bíblia um tema transversal do currículo, mesmo que isso vá de encontro ao princípio de laicidade da educação. Compreendemos que o objetivo do projeto não é aprofundar estudos sobre as mais diversas crenças e religiões da sociedade, pois somente a Bíblia está presente no projeto, excluindo outras doutrinas e visões de mundo. O que vemos é mais uma tentativa de enviesar as escolas em pautas que desbocam em opressões a mulheres, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas negras.

Sem surpresas, o texto foi aprovado rapidamente na Assembleia Legislativa do Ceará, sem grande oposição por parte das burocracias sindicais que não se pronunciaram sobre essa medida que, num contexto de fortalecimento do conservadorismo e mesmo do reacionarismo na sociedade brasileira, fortalecer uma determinada visão de mundo religiosa, combate outras visões de mundo, em especial as religiões de matizes africanas e orientais.

A escola deve ser um lugar de livre expressão em que as crianças e adolescentes podem ter contato com as diversas visões de mundo, inclusive religiosas, mas balizada pela analise cientifica e não teológica. A medida do governador do PT fortalece a perspectiva teológica e o conservadorismo em nossa sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *