Por FEDERAÇÃO AUTÔNOMA DOS TRABALHADORES – FAT
Ontem (18/02), no IFG de Aparecida, alunos organizaram uma grande assembleia para discutir e deliberar mobilizações em defesa da educação pública de qualidade no estado.
A assembleia contou com a presença de diversos alunos das escolas estaduais da região.
De ontem para hoje, esses mesmos alunos articularam-se entre si, paralisaram seus colégios e seguem, agora, num grande ato em Aparecida de Goiânia.
Além de apoio aos professores, que muitas vezes não se posicionam por medo de perseguição em seus locais de trabalho (ou por não serem efetivos, como a maioria dos professores de contrato), os estudantes lutam também por:
– melhorias em suas escolas (que se encontram totalmente sucateadas, algumas sem professores outras sem, até mesmo, cadeiras para sentar),
– contra o fechamento de escolas (o que faz com que alunos migrem para colégios longe de suas casas, tendo que desembolsar rios de dinheiro para se deslocar grandes distâncias)
– pela manutenção do passe livre geral e irrestrito (agora, com o anúncio dos cortes do passe, estão ameaçados até mesmo de não conseguirem se deslocar para suas aulas).
Esses mesmos alunos convocam para uma grande manifestação amanhã, dia 20, as 13h na Praça Matriz, em Aparecida de Goiânia.
Hoje foi grande, amanhã vai ser enorme. Os estudantes já mandaram o recado. Se a situação não mudar, O ESTADO INTEIRO VAI PARAR.