Por SIGA-RJ
Exigimos #JustiçaParaMoise!
Todo o povo do Rio de Janeiro está convocado para participar de ato exigindo justiça para o jovem congolês Moïse Mugenyi, que será realizado no próximo sábado, dia 5 de fevereiro, às 10 horas, na frente do Quiosque Tropicália, posto 8, Barra da Tijuca, local onde ele foi brutalmente espancado e torturado até a morte.
Esse crime hediondo ocorreu no dia 24 de janeiro. Moïse trabalhava como ajudante de cozinha no Quiosque Tropicália e recebia por diária, por isso, cobrou cerca de 200 reais, referente à dois dias de trabalho. Ao invés de pagar o que era devido, os responsáveis pelo quiosque o espancaram, torturam, o amarram e o deixaram para morrer num local cercado por câmeras, sem que qualquer um intercedesse ou chamasse a polícia.
Moïse era um jovem negro de 24 anos, nascido no Congo, estava na condição de refugiado aqui no Brasil e trabalhava sob condições precárias, recebendo por diária. Seu assassinato brutal, a inoperância dos órgãos de investigação em apontar os culpados e a indiferença daqueles e daquelas que testemunharam o ocorrido, são a reprodução do racismo e da exploração capitalista que condena à morte milhões e milhões de homens e mulheres pretas trabalhadoras.
Se os parentes e amigos de Moïse, juntamente com a Comunidade Congolesa do Brasil, não tivesse realizado protesto no dia 29 de janeiro, o caso não teria tido qualquer repercussão. Mas nós não nos esquecemos dos nossos mortos e mortas, exigimos justiça!
Pelo fim do racismo e da exploração capitalista!
Justiça para Moïse!
Condenação imediata dos assassinos!