O dia do professor é dia de luta da educação
No dia 15/10, dia do professor, trabalhadores da educação do Ceará, estudantes e bolsistas do PIBID foram às ruas lutar contra os cortes na educação realizados por Dilma/PT e Camilo/PT, contra a precarização da educação e das condições de trabalho, bem como contra os acordos espúrios que o sindicato oficial, a APEOC vem assinando com o governador sem submete-los a categoria, gerando força social para enfrentar os ataques realizados.
A manifestação pensada e organizada pela base dos professores da Rede Estadual através dos zonais, levaram cerca de 1500 professores às ruas. O sindicato oficial, a APEOC foi convidada a participar da manifestação, e afirmou que não iria pois não era ela que estava chamando. Está mais que claro para todos o papel de emissário e de defensor do governo que a APEOC vem se prestando.
Foi entregue uma carta de reivindicações ao governo. Esta carta de reivindicações toca em pontos como estrutura das escolas e condições de trabalho/ensino, tão precárias e que prejudicam a nossa juventude dependente da escola pública.
Os/as trabalhadores/as que compõem a Oposição de Resistência Classista – ORC participaram e ajudaram na organização da manifestação através a participação nos zonais, verdadeiros órgãos de base da categoria. Leia aqui o panfleto distribuído.
Após a manifestação a primeira ação da APEOC foi a de criminalizar a manifestação devido a participação de estudantes e do PIBID que também está numa luta contra os cortes. Hoje a APEOC decide organizar plenárias para preparar a campanha salarial de 2016, algo que nunca na história recente deste sindicato havia sido feito. Acreditamos que a APEOC percebeu que é preciso se movimentar para frear a organização e luta autônoma da categoria. Ela visa enquadrar a organização e luta nos seus moldes, que é o do Sindicalismo de Estado, ou seja, a tutela do sindicato ao Estado, a submissão da luta sindical aos parâmetros do Estado. Nesses moldes nossa categoria sai perdendo.
A manifestação do dia do professor demonstrou a capacidade de luta autônoma (pois ocorreu pela base e sem participação do sindicato oficial) da categoria. Precisamos converter essa capacidade de luta também em capacidade de organização.
VAMOS AS PLENÁRIAS CONSTRUIR A CAMPANHA SALARIAL 2016!
ABAIXO OS CORTES NA EDUCAÇÃO DE DILMA/PT E CAMILO/PT!
ABAIXO OS ACORDÕES DE APEOC COM CAMILO/PT!
POR SALÁRIO E CONDIÇÕES DE TRABALHO!
VIVA O DIA DE LUTA DO PROFESSOR!