A RECC – Rede Estudantil Classista e Combativa lança a 2ª edição revista e ampliada da cartilha Construir Grêmios de Luta. Não poderia haver melhor momento para este material, que visa contribuir no passo a passo da organização e luta estudantil em cada escola, discutindo desde a “História do Movimento Estudantil” até “Como organizar uma Assembleia”.
Estamos vivendo um Levante Secundarista no Brasil. No final de 2015 e início de 2016, foram cerca de 600 ocupações de escolas. Hoje, cerca 1.400 instituição de ensino estão ocupadas, entre escolas, institutos federais e universidades.
Enquanto as Centrais Sindicais finguem construir uma greve geral, o movimento secundarista vem sendo a vanguarda na luta contra o ajuste fiscal, que tem a PEC 241 (que congela os gastos públicos por 20 anos) como carro chefe. E também na luta educacional contra a MP 746 (a Reforma do Ensino Médio) que pretende subordinar a educação ao mercado formando “mão de obra” barata para as empresas.
O governo e a imprensa fingem não ver essa resistência, mas o temem. A luta secundarista está contagiando importantes parcelas da população trabalhadora. Ao paralisar as atividades em suas escolas, iniciam de forma intuitiva, pela base e autonomamente um embrião da greve geral no Brasil.
Assim, os governos começam a reprimir, difamar o movimento, pedir reintegração de posse. Grupos proto-fascistas como o MBL usam de violência pra desocupar escolas. Temem os secundaristas pois eles podem despertar e inspirar a sociedade para resistir ao longo ataque do governo Temer e de governos estaduais e municipais: Reforma da Previdência, Terceirização Total, Privatizações, Reforma Trabalhista, censura do direito de greve e etc.
Para enfrentar estes ataques, os estudantes precisam de uma organização duradoura, firme e enraizada nas escolas. As ocupações podem acabar, mas a organização deve permanecer. Esta organização deve ser um Grêmio de Luta, instrumento de todos estudantes. Além do Grêmio, organizar Coletivos Independentes para ligar as lutas imediatas e as de longo prazo.
Nossa força é fruto de nossa ação refletida e organizada. Para resistir a retirada de direitos e reivindicar as melhorias que tanto queremos no ensino, precisamos construir e fortalecer Grêmios de Luta! Leve esta Cartilha para sua escola, discuta com mais estudantes, vamos fortalecer essa luta!
Olá! A Cartilha que você tem em mãos tem o objetivo de te ajudar a iniciar ou continuar a Construção de um Grêmio, um Coletivo, campanhas e lutas.
Diferente de outras Cartilhas disponibilizadas por governos, entidades ligadas ao governo, ONGs ou partidos, buscamos oferecer uma opção alternativa, crítica e que acredita na força da ação autônoma dos estudantes!
Trabalhamos com um ponto de vista independente e combativo, estes princípios guiam todo este material. A Cartilha foi produzida a partir de várias experiências da nossa atuação no movimento estudantil em geral, e no movimento secundarista em particular.
Você poderá achar a Cartilha muito grande. Alguns acharão que trata de temas que já sabe; outros acharão que trata de assuntos que ainda não entende muito bem ou situações que nem imaginou ocorrer. É que esta Cartilha tenta apresentar desde o “bê-á-bá”, explicando o que é um Grêmio e como organizá-lo; até debates maiores, como uma breve história do movimento estudantil no Brasil e quais nossa tarefas para além das escolas. Pensamos em ajudar tanto na forma quanto no conteúdo de um Grêmio: pensa-lo por completo.
Portanto sinta-se a vontade para ler e utilizar os capítulos mais interessantes para você e sua luta! Temos certeza que pelo menos um lhe será útil.
Recomendamos que este material não seja usado isoladamente e nem só individualmente. Junto a Cartilha, vídeos e documentários podem ser usados de modo auxiliar. Um bom passo será a leitura e debate coletivo desta Cartilha. Vocês podem marcar um sábado para debatê-la, ou ir debatendo um capítulo por reunião, por exemplo.
“Nas ruas, nas praças, quem disse que sumiu? Aqui está presente o movimento Estudantil!”
Sumário
CAPÍTULO 1 – O que é Rede Estudantil Classista e Combativa? CAPÍTULO 2 – O Movimento Estudantil ontem e hoje CAPÍTULO 3 – Avanço do Neoliberalismo no Ensino Básico e a necessidade de um Programa de Lutas CAPÍTULO 4 – O que é o Grêmio Estudantil? CAPÍTULO 5 – Como Construir um Grêmio? Passo a passo CAPÍTULO 6 – Legislação Nacional para Grêmio Estudantil CAPÍTULO 7 – Reorganização pela Base: Democracia, Ação Direta e Unidade com a Classe Trabalhadora CAPÍTULO 8 – Modelo de Estatuto para o Grêmio Estudantil Classista e Combativo