Logo Sigae Ce Lateral Completa

Sindicato Geral Autônomo da Educação do Ceará (SIGAE-CE)

Carta de Fundação

8 de junho de 2024

O Sindicato Geral Autônomo da Educação do Ceará (SIGAE-CE) é uma organização de base por local de trabalho para todos os trabalhadores do ramo educacional cearense. Isso inclui todos os que limpam, consertam, ensinam, aprendem ou fazem qualquer outro trabalho para manter as instituições de ensino, públicas e privadas, em funcionamento, desde a creche até a faculdade. Também nos organizamos com todos os trabalhadores de instituições culturais voltadas para a educação, como bibliotecas, museus, galerias e instalações de pesquisa educacional.

Acreditamos que todo trabalhador da educação, independentemente de seu cargo, desempenha um papel vital. No entanto, o sistema educacional nos divide, impedindo-nos de nos organizarmos em torno de nossos interesses materiais comuns. O sindicalismo dominante geralmente mantém essa divisão, separando os trabalhadores da mesma instituição em diferentes unidades de negociação que competem entre si por benefícios muitas vezes rebaixados e não se apoiam mutuamente durante um enfrentamento.

Nós, do SIGAE-CE, esperamos mudar essa situação lamentável unindo todos os trabalhadores da educação do Ceará e formando uma rede de apoio mútuo classista liderada por trabalhadores comuns em todo o amplo setor educacional.

Fazemos parte da Federação das Organizações de Base do Ceará (FOB CEARÁ), que une trabalhadores organizados nos seus locais de trabalho e moradia em todo estado. Entendemos que a verdadeira democracia não está em apertar um botão de 2 em 2 anos, mas sim na conquista do poder pelo povo nestes locais de trabalho e moradia. O SIGAE-CE ajudará todos os trabalhadores da educação a se organizar em seu local de trabalho de maneira independente das burocracias do sindicalismo oficial dominante.

Como trabalhadores da educação, reconhecemos que várias formas de opressão prejudicam a nós, nossos colegas de trabalho e as comunidades que atendemos. Sabemos que a educação pública, gratuita e de qualidade é um direito que deveria estar disponível a todos, mas que o nosso sistema econômico atual nega esse direito a muitas pessoas que sofrem com a pobreza, a discriminação sistêmica e a repressão do Estado. Ao unirmos os trabalhadores da educação com diversas habilidades, funções, origens culturais e identidades, esperamos melhorar nossas condições de trabalho e capacitar nossas comunidades. Ao fazer isso, estamos criando um sistema educacional novo e melhor dentro das ruínas do antigo.