15 de Novembro: Proclamação da República. Ouro para os Ricos e chumbo para os pobres. 

15 de Novembro: Proclamação da República. Ouro para os Ricos e chumbo para os pobres. 

O feriado nacional de 15 de Novembro faz memória à proclamação da república que ocorreu na mesma data em 1889. Sabemos que a história dos de cima não representa os de baixo. Por isso é importante entender que do império à república o povo continuou explorado e oprimido como é até hoje. Afinal, os grandes proprietários dos meio de produção são a mesma minoria gananciosa centraliza a riqueza.

A prova desta mentirosa república está escrita com o sangue dos milhares de camponeses assassinados na comunidade de Canudos no Sertão Baiano. Liderada por Antônio Conselheiro, a ocupação foi erguida na Fazenda Belo Monte e teve em torno de 35mil habitantes. Todos tinha acesso à terra para trabalhar e partilhavam toda riqueza em comunhão. Por ser um espaço de liberdade e poder do povo, foi criminalizada e por fim massacrada pelo exército de república após heroica resistência.

O povo trabalhador não pode se iludir com o calendário dos de cima. Como diz a canção “a nossa história já começou desumana”. Esta república é só para os ricos e cabe ao povo trabalhador vingar canudos erguendo o autogoverno do povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *