Reproduzimos abaixo o comunicado Sindicatos da CNT da Catalunha-Balears
https://cntlhospitalet.wordpress.com/
Os Sindicatos da CNT da Catalunha-Balears viemos a público deixar nosso posicionamento a favor da autodeterminação do povo catalão.
Desde nosso caráter anarcossindicalista pensamos que a transformação política dentro do mundo capitalista não pode conte todo nosso anseio de transformação social, onde a autogestão dos meios de produção e distribuição estejam nas mãos das classes trabalhadoras. Por este motivo, nossa luta cotidiana não está direcionado para a criação de novos estado ou iniciativas parlamentares.
No entanto, não podemos olhar para outro lado quando as pessoas são atacadas e reprimidas por parte de qualquer estado, que neste caso removeu a máscara para revelar seu autêntico caráter autoritário e pós-franquista, como já havia insinuado em outros momentos (reformas trabalhistas, resgates bancários, escândalos de corrupção, cortes na saúde, despejos … alguns dos quais apoiados pelo governo da Generalitat (Governo Catalão)
A CNT de Catalunha-Balears saudamos a atitude desobediente contra um aparato estatal ditatorial, discriminador e reacionário e queremos mostrar o mas profundo rechaço contra a repressão e contra quem a exerce contra as trabalhadoras e trabalhadores.
As mulheres e os homens da CNT serão mais um se for necessário, em defesa dos seus vizinhos e vizinhos, pois não pode ser de outra forma em uma organização anarco-sindicalista e, portanto, revolucionária.