Surge a Federação Autônoma dos Trabalhadores (FAT)!

Reproduzimos abaixo o manifesto de fundação da Federação Autônoma dos Trabalhadores (FAT) em Goiás.

Mais informações: https://federacaoautonoma.wordpress.com

Emailfederacaoautonoma@gmail.com

PELA FEDERAÇÃO AUTÔNOMA DOS TRABALHADORES

Neste ano de 2017, um grupo de trabalhadores pobres de diferentes ofícios começou a se reunir, a discutir e a pensar formas de lutarmos contra a exploração que sofremos.

Somos catadores de recicláveis, garçons, professores de contrato temporário, porteiros, jardineiros e estudantes pobres.

Nossa união começou a dar forma ao objetivo de criar uma grande união dos trabalhadores pobres de Goiás, que chamamos agora de Federação Autônoma dos Trabalhadores (FAT).

Nossa vida sempre foi de dificuldades, de opressão e de exploração. Nos últimos anos, com a crise econômica e com os ataques do governo, ela tem se tornado ainda pior.

A Reforma Trabalhista, a Reforma da Previdência e muitos outros projetos estão sendo aprovados para retirar ainda mais nossos poucos direitos.

Apesar disso, grande parte dos sindicatos, vinculados a políticos ou mesmo aos patrões, não demonstram nenhuma disposição para lutar de verdade em defesa dos nossos interesses.

Lá em cima, os ricos e a classe média, de vermelho ou de verde e amarelo, lutam pelo poder sem se importar com a destruição cada vez maior de nossas condições de vida.

Enquanto isso, a maior parte da classe trabalhadora pobre permanece desorganizada, sem ter como se defender de todos estes ataques.

Desemprego, diminuição real do salário, aumento da cesta básica e do transporte público, sucateamento ainda maior das escolas, dos hospitais, da previdência.

Tudo isso é o que enfrentamos e os de cima, tendo uma vida de regalias, jamais irão nos defender.

É por isso que começamos a nos unir e a nos organizar. Só nós mesmos, que sentimos na pele o sofrimento diário, podemos lutar por aquilo que precisamos.

Nossa caminhada será longa, mas já demos o primeiro passo. Começamos convocando alguns dos trabalhadores mais engajados de cada categoria.

Cada um deles foi formando pequenos núcleos de trabalhadores em seu local de trabalho ou de moradia.

Unidos, cada núcleo está discutindo entre eles mesmos os seus problemas diários, nos bairros em que vivem (a ausência de creches, escolas, asfalto, transporte) e em nosso trabalho (a humilhação sofrida, os salários baixos, a perseguição, a ausência de direitos).

Além disso, estão planejando a propaganda no interior da nossa classe, para convocar cada vez mais trabalhadores pobres para se unir a nós nesta grande rede de solidariedade dos oprimidos.

Nesta união, vamos planejando tanto as formas de luta e de resistência para alcançar as melhorias que precisamos quanto formas de apoio mútuo entre nós trabalhadores.

Pensamos que a solidariedade é a nossa maior força. Uma opressão a um trabalhador é uma opressão a toda a nossa federação.

Nossa Federação é autônoma, completamente independente de políticos e de partidos. Sabemos que as eleições servem aos interesses dos ricos e que estes não irão jamais abrir mão de suas riquezas por nós.

Nossa Federação não tem chefes, nem líderes. Somos aqui, todos os trabalhadores pobres, iguais.

Todos decidimos juntos, de igual para igual, de baixo para cima, cada um dando suas ideias, seus braços e mãos, na medida das suas forças.

Não aceitamos criar líderes para que eles se tornem os futuros políticos a nos oprimir. Nossa força vem da união de cada um e não de nenhum indivíduo iluminado.

Sabemos que a nossa única saída, os únicos que podem nos defender, somos nós mesmos, organizados e unidos como trabalhadores, por todos os lugares, nas fábricas, nas empresas, nos nossos locais de moradia e de estudo.

Chamamos, assim, todos os trabalhadores pobres para se unirem, para se organizarem, para que, através da solidariedade entre os que mais sofrem, possamos criar tanto meios de resistência e de luta como formas de nos ajudarmos e nos apoiarmos mutuamente.

Não esperemos, trabalhadores, dos patrões ou do governo. Nos organizemos, nos unamos entre nós mesmos. Somos a maioria da população, e, unidos, ousaremos um dia vencer!

0 thoughts on “Surge a Federação Autônoma dos Trabalhadores (FAT)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *