Chamado internacional para solidariedade a Afrin e a Revolução Curda

Depois de 56 dias de heróica resistência curda, Afrin foi tomada no dia 18/03 pelo regime turco de Erdogan com o apoio de mercenários jihadistas. O processo de limpeza étnica e destruição histórica e cultural vai em andamento e leva um selo da OTAN e das potências europeias.

De forma a evitar um massacre de proporções épicas a decisão do cantão de Afrin foi retirar toda a população para a região de Sherawa e Sheba. Mais de 500 civis assassinados, mais de 1000 pessoas feridas e 820 guerrilheiras e guerrilheiros tornaram-se mártires.

Segundo Declaração das heróicas guerrilhas curdas (YPG/YPJ): “A nossa luta contra a invasão estatal turca e as suas forças obscuras denominadas “Exército livre” continua. No entanto, a guerra tomou uma outra dimensão em que se torna necessário implementar novas tácticas, com o objectivo de evitar massacres de civis e desferir um golpe nas gangues. As nossas forças estão espalhadas por todas as zonas de Afrin e atacarão o exército turco invasor e as suas gangues nas suas próprias bases. A declaração de vitória realizada por Erdogan e pelos seus parceiros não tem qualquer valor na Turquia nem para a opinião pública mundial. As nossas forças tornar-se-ão o seu pior pesadelo. A resistência de Afrin prosseguirá até que o último centímetro de terra seja libertado e as pessoas de Afrin regressem às suas casas. (…) Prometemos a nossa gente, aos nossos mártires e feridos que os vingaremos.”

A resistência curda merecia, e merece mais do que o silêncio da nossa parte. A hora de agir é agora e já. Em momentos tão decisivos é necessário que nos posicionemos ao lado do povo curdo e demonstremos a nossa solidariedade além das fronteiras. Em 24 de Março, no Dia Mundial da Resistência de Afrin temos de deixar bem claro a nossa posição anti-imperialista e solidária à luta dos povos. Ocupemos as ruas, ocupemos as embaixadas e denunciemos todas as organizações que direta e indiretamente estão a apoiar e a silenciar este massacre.

Por Afrin, Por Rojava , Pela Revolução curda!
Não ao massacre e invasão colonial do Estado Turco!
#WorldAfrinDayFEDERAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES SINDICALISTAS REVOLUCIONÁRIAS DO BRASIL – FOB

0 thoughts on “Chamado internacional para solidariedade a Afrin e a Revolução Curda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *