CIT | Ações de apoio à FGWM-MYANMAR, a solidariedade não pode ser colocada em quarentena!

Matéria traduzida do site: https://www.icl-cit.org/actions-in-support-of-fgwm-myanmar-solidarity-cant-be-quarantined/

A Federação de Sindicatos dos Trabalhadores em Vestuário de Mianmar (FGWM) é uma federação militante de bases e sindicatos de classe que reúne milhares de trabalhadoras da indústria de vestuário em Mianmar. A Confederação Internacional do Trabalho (CIT) se reuniu com seus delegados na recente Conferência dos Sindicatos do Vestuário do Sudeste Asiático no Sri Lanka e ambas as organizações mantêm contato e trocam informações desde então.

A FGWM é composta por 20 sindicatos independentes e populares em nível de fábrica. Um de seus sindicatos, em uma empresa chamada Myan Mode, enfrentou recentemente uma resposta negativa do empregador em relação à situação do Covid-19 e solicitou a solidariedade da CIT e de suas seções para apoiar seus trabalhadores.

                A fábrica de Myan Mode operava com uma força de trabalho de 1274 trabalhadores. A fábrica fornece as marcas Zara, Mango e C&A. Antes das 10 horas da manhã de 28 de março, a fábrica pedia aos trabalhadores da fábrica que trabalhassem quatro horas extras, mas os trabalhadores recusavam. O sindicato foi imediatamente à direção e tentou negociar para deixar o trabalho no horário normal. Enquanto o sindicato negociava, o gerente anunciou aos trabalhadores que a fábrica estava reduzindo a força de trabalho em 571 trabalhadores devido ao fornecimento insuficiente de matéria-prima, devido ao Covid-19. Desses 571, 520 trabalhadores são representantes ou membros de sindicatos. Obviamente, o empregador está violando a lei do país (que exige um mês de aviso prévio para reduzir a força de trabalho) e, o mais importante, tem como objetivo destruir o sindicato. Desde aquela tarde, os trabalhadores estão em greve em frente à fábrica, exigindo a reintegração das trabalhadoras e sindicalistas.
                Uma rodada de negociações para resolver o conflito foi agendada com o proprietário da fábrica para 31 de março às 11:30, horário de Mianmar. No dia 30, nossos camaradas da FGWM solicitaram aos membros da ICL que mostrassem seu apoio enviando fotos de si mesmos com mensagens de solidariedade. Eles estavam cientes da situação de bloqueio e quarentena em muitos países e do prazo apertado, mas ainda pediram aos membros da CIT que enviassem algumas fotos para mostrar à gerência da fábrica que eles tinham apoio internacional, o que eles fazem. Como eles disseram em seu pedido: “Queremos usar isso como uma potencial alavanca contra o proprietário, dizendo a ele que” temos nossos irmãos e irmãs sindicais na Europa e nos EUA onde você fornece seus produtos “e onde as marcas estão localizadas”.

Apesar do prazo apertado e da situação atual, a resposta foi esmagadora. Foram recebidas muitas outras fotos que eram esperadas ou solicitadas, juntamente com mensagens de solidariedade. A federação e o sindicato Myan Mode agradecem a todos que demonstraram solidariedade e apoio, independentemente do curto prazo.

Nossa atualização mais recente sobre a situação é que o conflito continua. Haverá mais rodadas de negociações, os trabalhadores estão realizando marchas e comícios e planejando escalar suas ações. A CIT deseja a nossas colegas trabalhadoras em Mianmar o melhor em sua luta para impedir a quebra de sindicatos e defender seus empregos.

A reação rápida e surpreendente dos membros, amigos e contatos da CIT mostra que nosso apoio pode atravessar as fronteiras em qualquer circunstância. Obrigado a todos que enviaram mensagens e fotos, encaminharam a solicitação aos seus contatos e sindicatos e apoiaram esta chamada de qualquer outra maneira.

A solidariedade não pode ser colocada em quarentena!

O Comitê Internacional da ICL – CIT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *