Combater as pandemias com direitos aos trabalhadores

O SUS é uma grande conquista do povo brasileiro onde garante-se o acesso para todas as pessoas de maneira igualitária, desde a vacinação, transplantes, tratamento de câncer e muitos medicamentos gratuitos. Coisa que não existe na maior parte do mundo.

No entanto… os grandes empresários do ramo da saúde, planos de saúde, redes de farmácias e políticos vem a mais de 20 anos desmontando o SUS. O que seria o desmonte? Privatizações, diminuição de verbas para a saúde, poucos profissionais, tornado o SUS deficiente para as demandas de saúde do povo.

Em 2016, o governo Temer e o Congresso Nacional autorizou a PEC da Morte que limita gastos públicos, incluindo os gastos na saúde pública. Assim, fica difícil ter verbas para conter epidemias (doenças que estão crescendo no Brasil), pandemias (doenças que estão crescendo no mundo todo) e melhorias para atendimentos e estruturas em hospitais, UPAS, Postos de Saúde, CAPS e laboratorios.

O Brasil encontra-se fragilizado para conter crescimentos de doenças, lidar com diversos problemas de saúde pública, como Coronavírus (Covid-19), atualmente, além de assistência precária para as camadas mais pobres.

Além do povo ter um SUS com pouca verba é impossibilitado de se proteger por meio de quarentena voluntária, que seria uma forma de prevenção coletiva. Sendo forçados a trabalharem e utilizarem transportes coletivos lotados e estarem em vários espaços de aglomeração, fazendo o vírus circular e matar nosso povo.

Convocamos a todas e todos a cruzar os braços voluntariamente, como forma de desobediência aos patrões, de proteger nossas vidas e lutarmos por um SUS cada vez mais forte assim como os trabalhadores que o utilizam e o constroem.

DEFENDEMOS:

Para os trabalhadores formais: licença trabalhista sem perda de salários enquanto durar a quarentena.

Para os trabalhadores informais: Que o Estado se comprometa que o empregador registre os trabalhadores e que se aplique os direitos dos trabalhadores formais aos informais.

Para os trabalhadores autônomos/MEI: compensação econômica do Estado enquanto durar a quarentena.

Para os trabalhadores da saúde: Transporte e insumos sanitários para poder enfrentar a pandemia.

DEFENDER O SUS!

GREVE GERAL POR SAÚDE E POR NOSSAS VIDAS!

0 thoughts on “Combater as pandemias com direitos aos trabalhadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *