Conselho e Prefeitura aprovam mais um crime contra o povo: tarifa de ônibus sobe para R$ 4,00 a inteira e R$ 1,35 a estudantil

Quando se trata de política pública de transporte na cidade de Teresina (PI), só existem duas certezas anualmente certas: os financiamentos eleitorais da campanha do Prefeito Firmino Filho (PSDB) pagos pelos empresários de transporte público serão cobrados e o pacto eleitoral feito vai aprovar junto ao Conselho Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) aumentos nas tarifas.

Ano após ano esperamos o aumento da qualidade do transporte ou alguma possivel justificativa pelo aumento. Porém nada muda e nada melhora. Os reajustes tem apenas uma justificativa: aumentar o lucro dos empresários do setor.

A partir desta segunda-feira (03) passam a vigorar o novo valor aprovado pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal. Além de descumprir com a diretriz municipal de política urbana justa tornando o transporte público cada vez mais caro, Firmino desaprova também serviços de corrida por aplicativo deixando nítido que seu compromisso é com os empresários da STRANS e SETUT.

Para o povo resta apenas retomar as experiências de luta como o contra o aumento da passagem de 2011 (um dos únicos momentos em que os empresários e CMTC recuaram não efetuando o aumento). Além disso, precisamos combater o imobilismo e as candidaturas eleitorais oportunistas que virão surgir esse ano.

Alertamos desde já que nenhum candidato político solucionará estes problemas, nem o candidato das corridas de aplicativo, nem os candidatos de oposição e nenhum candidato de continuidade do governo do PSDB. Repare: o Conselho que gerencia os serviços públicos de transporte na cidade é composto por representantes de empresas, pessoas ricas que nunca abdicarão do seu lucro independente da representação a frente da Prefeitura.

A única experiência possível para mudar essa realidade de acordos é atraves da pressão popular organizando uma outra forma de gerir os serviços de transporte público. Alguns princípios precisam ser nosso motivo de mobilização: gestão pública transparente, tarifa zero ou passe-livre e transporte de qualidade.

No ano de 2011 em Teresina 30 mil pessoas foram as ruas. A população barrou o aumento com o uso de táticas combativas e o rompendo com setores oportunistas. Foram uma semana de intensos protestos que culminaram em 30 ônibus quebrados e alguns queimados. Foi dessa forma que quem foi as ruas conseguiu parar a cidade, obrigando os empresários a recuarem.
No final dos protestos, no entanto, alguns setores oportunistas tomaram para si o direito de representar a população e se reuniram a portas fechadas com o prefeito e as empresas de transporte fazendo um acordo pelo congelamento da passagem estudantil com o mesmo preço (acordo que descumprido anos depois) afrouxando os conflitos.

Após o “Contra o Aumento” de 2012, Cássio Borges, Enzo Samuel (ambos do PCdoB) e Deolindo (PT), se lançam candidatos a vereador, usando da luta autônoma do povo, para garantir um lugar no governo. Desde aquela época sabemos que a saída é não esperar o ataque. O nosso contra-ataque precisa ser articulado com a população com muito trabalho de base para que exista na nossa cidade um fórum pelo passe livre permanente.

Enquanto existir um monopólio de grandes empresas de ônibus que financiam campanhas eleitorais haverão políticos e conselhos defendendo seus interesses ano após anos.Nesse momento precisamos convocar protestos, trabalho árduo que exige tarefas de mobilização e claro, precisamos de você. Esse trabalho deve culminar com nosso fortalecimento enquanto povo, para conseguir exigir da elite políticas e empresarial as condições dignas que eles nos tiram todo dia: queremos política urbana de qualidade, bem-estar pro trabalhador que usa transporte público na sua rotina, direito de chegar no lazer e de voltar para casa.

É preciso construir uma organização independente de partidos eleitoreiros que querem transformar nossas reivindicações em palanque. A tarefa dessa organização é discutir a situação do transporte nos bairros, escolas e universidades, unindo nossos esforços, lutando contra o aumento da passagem e exigindo passe livre para estudantes e trabalhadores/as.

SE NÃO BAIXAR A PASSAGEM VAI TER REBELIÃO!PASSE LIVRE OU REBELIÃO!
É BARRICADA! GREVE GERAL! AÇÃO DIRETA QUE DERRUBA O CAPITAL!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *