Em defesa da UNILAB: Construir a insurgência estudantil

No dia 15 de maio de 2019 ocorreu em todo o Brasil manifestações contra os cortes na educação pública, feitos pelo governo fascista Bolsonaro/Mourão. Na UNILAB, os cortes já vinham afetando o funcionamento dos intercampi, causando demissões de funcionários/as terceirizados/as dos setores de serviços gerais, vigilância e transportes, atingindo as/os estudantes e trabalhadoras/res. Em Redenção houve um ato contra esses cortes, que percorreu as ruas da cidade e contou com a presença de diversos movimentos sociais, da comunidade e das escolas.

 Nesse mesmo dia foi realizada uma assembleia estudantil, onde foram deliberadas ações a serem realizadas durante o ato, dentre elas o bloqueio da CE-060 como forma de ação direta (entendendo por ação direta o ato de construir formas de lutas com as próprias mãos). Desde o início da manifestação, o DCE tentou desviar os/as manifestantes do objetivo real, se utilizando do oportunismo para promover pautas partidárias. Atrelado a organizações estudantis pelegas, passou por cima da decisão tomada em assembleia, desmobilizando e minando qualquer alternativa de tendência combativa, traindo os\as estudantes que estavam na linha de frente bloqueando a rodovia. O DCE em suas falas, utilizava o carro de som de forma festiva, desmobilizando o bloqueio, apunhalando as/os estudantes que estavam comprometidos com a defesa da Unilab, e que entendiam a necessidade do enfrentamento mais contundente.

CYMERA_20190517_161525 (1)

Neste sentido, é necessário construir de forma autônoma a luta dentro da nossa universidade e na comunidade ao redor, fazendo pressão popular. Nós da RECC (Rede Estudantil Classista e Combativa) filiada a FOB (Federação das Organizações Sindicalistas Revolucionárias do Brasil), nos colocamos como alternativa para construção dessa via pela base e se opondo a estratégia oportunista de desmobilização utilizada constantemente por esses movimentos.

Convidamos a todas e todos a participarem da Plenária Autônoma que ocorrerá dia 29\05\19, quarta-feira às 16:30 no pátio do Palmares 2. Com intuito de fazermos uma avaliação do ato realizado no dia 15 e traçarmos ações pensando em uma agenda de mobilização contínua que barre os cortes e que rompa com as burocracias instituídas dentro da universidade.

RADICALIZAR NAS LUTAS EM DEFESA DA UNILAB!

CONSTRUIR A GREVE GERAL INSURRECIONAL!

Adobe_Post_20190522_153349

0 thoughts on “Em defesa da UNILAB: Construir a insurgência estudantil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *