Deyvison Presente! Trabalhador rural assassinado pela PM-PE

Deyvison Presente! Trabalhador rural assassinado pela PM-PE

No dia 21 de fevereiro, o município da Escada, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, foi palco de mais de um dos inúmeros atos de violência policial que ocorrem nesse país. O trabalhador rural Deyvison Batista da Silva, de 29 anos, foi assassinado pela PM com um tiro no rosto na porta da casa de sua sogra. O crime foi presenciado por sua esposa grávida de 7 meses do seu primeiro filho. A comunidade protestou em uma justa revolta.

Sob um pretexto de uma operação para combater o tráfico de drogas, três policiais abordaram Deyvison que conversava na porta da casa de sua sogra com alguns amigos. Em uma das mãos segurava um celular, na outra carregava uma gaiola de passarinhos. Tudo foi muito rápido, como conta os familiares. Poucos segundos após a abordagem o cabo Wendson Luiz Gomes da Silva, conhecido como “Pitbull” na região, atirou no rosto do trabalhador. O socorro médico também foi encaminhado com descaso ao ponto que Deyvison chega sem vida no hospital.

Em 2023 a polícia pernambucana matou em média uma pessoa a cada três dias [1]. O governo de Raquel Lyra (PSDB) conseguiu elevar o número de mortos por ações policiais para o maior número desde 2018. Ou seja, a morte de Deyvison não é um caso isolado, mas uma consequência de uma conivência do Estado com uma política de insegurança pública para a população pobre. 

Image 1
Fonte: SDS-PE

Engana-se quem pensa que mudando a pessoa que senta na cadeira do governo essa realidade vai deixar de existir. Reprimir a população é algo que está na raiz de qualquer governo dentro deste sistema capitalista. Seja na velha escravidão que usava as correntes ou com esta nova escravidão que usa o camburão. Só existe uma resposta para isso: a ação direta do povo.

Image 2
Registro do protesto em 23/02/2024 contra o assassinato de Deyvison. Escada-PE.

Por isso, o Comitê Sindicalista Revolucionário de Pernambuco reconhece como legítima a ação da comunidade que no dia 23 de fevereiro bloqueou a BR 101 com troncos e pneus em chamas. É preciso, por mais doloroso que seja, transformar o luto em luta. Não aceitar a normalidade. Em memória não somente de Deyvison, mas de todos os trabalhadores injustamente assassinados por este sistema de morte.

BASTA DE VIOLÊNCIA POLICIAL!
JUSTIÇA PARA DEYVISON!
ERGUER UM MUNDO NOVO PELO PODER DO POVO!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *