Gil Felix? Presente!!!

Gil Felix? Presente!!!

Por SIGA-RJ

É com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento prematuro, no último dia 2 de fevereiro,
do militante e professor Gil Almeida Félix.
Natural do Rio de Janeiro, viveu sua infância e juventude na cidade de Nova Friburgo, região serrana do estado. Participou dos movimentos de contracultura, onde conheceu as ideias anarquistas. No Colégio Estadual Jamil El-Jaick participou do Grêmio e foi uma destacada liderança estudantil, junto à Federação dos Grêmios de Nova Friburgo, atuando na organização dos protestos em defesa do passe livre estudantil e contra privatização da companhia de água municipal.
Em 2000 ingressou da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFF), onde cursou Ciências Sociais. Participou da iniciativa da organização do coletivo Resistência Popular e da fundação da Ação Direta Estudantil (ADE), organização proletária estudantil que seria uma das bases da Rede Estudantil Classista e Combativa (RECC). Organizou na UFF o Fórum de Luta pela Moradia que foi fundamental para a construção da moradia estudantil na universidade.
Ainda como estudante universitário, dedicou-se a militância anarquista na construção das primeiras concepções bakuninistas.
Defendeu sua dissertação de mestrado pela UFF em 2006, publicada em 2008 com o título “O caminho do mundo: mobilidade espacial e condição camponesa numa região da Amazônia Oriental”.
No ano de 2007 Gil é aprovado no concurso para professor do Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES. Como militante sindical atua de maneira decisiva para a construção da Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Educação de Surdos, AssinesSind, entidade sindical que, rompendo com o corporativismo, reúne docentes e técnicos administrativos e é filiada ao Sinasefe.
Conclui seu doutorado em 2016, na UNICAMP, e em 2017 se torna professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA.
A partir do início da década de 2010 dedica sua produção intelectual aos estudos do mundo do trabalho, atualizando as condições marxistas para a interpretação das condições de superexploração do trabalho, referenciando-se na obra de Ruy Mauro Marini.
Denunciou as formas de assédio e perseguição política na universidade, organizou o Fórum de Luta Contra as Perseguições, Assédios e Demissões na UNILA.
Desde muito jovem ingressou nas lutas das causas do povo, nunca deixou socialismo revolucionário e sempre se dedicou ao seu avanco, seu legado não será esquecido!

Gil Félix!?! Presente! Hoje e sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *