II ENOPES: Surge uma nova alternativa sindical de massas e revolucionária!
Criada a Federação das Organizações sindicalistas Revolucionárias do Brasil – FOB
No ano de comemoração do centenário da Revolução Russa e da primeira Greve Geral no Brasil, ocorridas em 1917, nos dias 12,13,14 e 15 de outubro foi realizado o II Enopes. Contando com mais de uma centena de participantes, entre delegados e observadores, de dez estados do Brasil, o II Enopes discutiu a conjuntura política internacional e nacional e as estratégias de organização e luta pra o próximo período.
O II Enopes teve como sua principal decisão a transformação do Fórum de Oposições pela Base em Federação das Organizações Sindicalistas Revolucionarias do Brasil – FOB. A mudança não é apenas de nomenclatura mas sim organizativa.
A partir de agora a FOB construirá federações de sindicatos autônomos de base, organizações populares e estudantis, para contrapor às centrais oficiais, burocratizadas e reformistas. O sindicalismo revolucionário, organizado federativamente, fará o enfrentamento do Capital e do Estado, bem como do sindicalismo de Estado, força auxiliar da dominação burguesa. Para isso lançaremos a convocação da construção de comitês e círculos sindicais, estudantis e populares autônomos em todo o Brasil.
O II Enopes aprovou também a participação crítica da FOB ao processo de reconstrução da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), convocado pela Confederación Nacional del Trabajo (CNT-Espanha), pela Unione Sindacale Italiana (USI-Itália) e Freie Arbeiterinnen-und Arbeiter-Union (FAU-Alemanha). A FAU, CNT e a RELL (Resistência Estudantil Luta e Liberdade – Portugal) mandaram mensagens de saudação e apoio ao II Enopes e a Federación Obrera Regional Argentina (FORA) enviou observadores ao mesmo.
Nesse sentido o II Enopes consolidou o processo de organização internacionalista dos trabalhadores e do sindicalismo revolucionário.
Não vote: lute! Construa o sindicalismo revolucionário!
Pelas federações autônomas e criação de sindicatos revolucionários de massas para realizar a resistência!!!
Mais do que nunca temos que nos organizar para combater, todo o sistema de manipulação e alienação que vivemos hoje é tempo de se posicionar contrário a esse governo e a este estado facista. Contém sempre com meu apoio e envolvimento em defender essa causa revolucionária .