Lançamento do Sindicato de Vários Ramos do Rio de Janeiro

A Federação das Organizações Sindicalistas Revolucionárias do Brasil (FOB) convida todos/as os/as lutadores/as do povo para o lançamento do Sindicato de Vários Ramos do Rio de Janeiro.

SVR_cor

A conjuntura internacional e em especial a nacional se caracteriza pelo aprofundamento das desigualdades sociais e repressão do povo nas favelas e periferias e aos movimentos sociais. As reformas neoliberais em curso tendem a produzir num curto prazo o empobrecimento da classe trabalhadora e a perda de direitos com as Reformas Trabalhista e Previdenciária em curso. Nesse sentido, somente através da organização autônoma da classe é que poderemos resistir, barrar as reformas e conquistar direitos, além de ser a única saída para o socialismo.

Os movimentos sociais, sindicais e estudantis em geral estão quase todos dominados por organizações reformistas. Os reformistas entendem que as organizações populares e sindicatos tenham uma função secundária na luta de classes: são resumidas a currais eleitorais para os partidos que disputam cargos no Estado Burguês via eleições. Como consequência, há uma desmobilização das lutas, impedindo a formação de uma ação autônoma e de base da classe.

O sindicalismo social-democrata é o maior exemplo da prática mencionada acima. Este tipo de sindicalismo corporativista que só luta pelas pautas rebaixadas, sempre aceitando às imposições dos patrões e dos governantes. Essa é uma das principais causas da desmobilização da classe trabalhadora no país. Esses sindicatos são somente burocracias, direções afastadas das bases que servem aos interesses dos poderosos, pois aceitam, como pelegos que são, a conciliação com os poderosos.

Assim, a tarefa hoje é destruir essas burocracias sindicais acomodadas, reformistas e social-democratas. Esse é o primeiro passo para a (re)construção do Sindicalismo Revolucionário. Por isso, nós, trabalhadores/as, estudantes e desempregados/as da FOB, estamos convidando todos/as para constituição dos Sindicatos de Ramos Vários (SRV), que reunirá trabalhadores/as, estudantes e desempregados/as, lutadores/as do povo para promover uma ruptura com o corporativismo, com as burocracias sindicais, com o peleguismo e com o imobilismo.

Venha fazer parte dessa nova história da classe trabalhadora no Brasil!

Vida longa ao Sindicalismo Revolucionário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *