Nós, profissionais da saúde e voluntários, queremos nos manifestar tanto em relação à precarização da saúde pública quanto ao próprio exercício da maioria dos profissionais de todas as áreas da saúde: hierárquico, insensível e inacessível, com embasamento teórico pouco atualizado dentro do debate científico, e que acaba por muitas vezes estigmatizando e agredindo pessoas que deveriam ser cuidadas e acolhidas.
Queremos que todas pessoas tenham acesso, tanto quanto possível, a conhecimentos, orientações e remédios que visem melhorar sua saúde, tanto física quanto psíquica, principalmente em tempos de pandemia.
Para contribuir com isso, o núcleo da FOB de São Paulo junto com trabalhadores da saúde e outros voluntários está iniciando um projeto chamado Organização de Acessibilização à Saúde (OAS).
Pretendemos formar uma plataforma que conecte de forma rápida o profissional ao solicitante, sem burocracias e pagamentos, e cuja dinâmica seja a mais horizontal possível.
Agora estamos no momento de recrutamento de profissionais e voluntários de diversas áreas da saúde para participar da organização. Voluntários não profissionais podem participar do plantão de escuta solidária.
Nossos valores: a OAS está de acordo com os valores e a plataforma da FOB, Federação das Organizações Sindicalistas Revolucionárias do Brasil, organização e movimento de luta e autorrepresentação dos(as) trabalhadores(as), classista, socialista, internacionalista, e proclama como princípios centrais a autonomia, a ação direta e a democracia direta federalista.
Também somos uma organização antipatriarcal e antirracista, contra todas as formas de opressão e discriminação de gênero, étnico-racial, religiosa ou de origem geográfica.
Além disso, defendemos um serviço de saúde totalmente público e que atenda as necessidades populares de maneira satisfatória. Não desejamos ser apenas uma plataforma de acesso fácil e rápido para atendimentos de saúde à população, mas também um movimento político que visa proteger e ampliar o acesso incondicional à saúde para todos aqueles que precisam.