MÉXICO | Privação arbitrária da liberdade de integrantes do Frayba

MÉXICO | Privação arbitrária da liberdade de integrantes do Frayba

O Centro de Direitos Humanos Fray Bartolomé de las Casas, A.C (Frayba) tem informações de que alguns dos seus membros foram sequestrados quando se dirigiam para a cidade de Palenque, Chiapas e até agora não sabemos de seu paradeiro.

No dia 12 de Abril de 2021, aproximadamente às 7:00 da manhã, os defensores dos direitos humanos Lázaro Sánchez Gutiérrez e Victórico Gálvez Pérez deixaram os escritórios do Frayba a bordo de uma caminhonete Hillux branca com destino ao município de Palenque, Chiapas, com o objetivo de realizar uma reunião de trabalho com membros da organização Pueblos Autónomos por la Defensa de los Usos y Costumbres (PADUC) e familiares de prisioneiros.

Por volta das 21h00 desse mesmo dia, o Frayba recebeu a informação de que o defensor dos direitos humanos Lázaro Sánchez Gutiérrez tinha feito uma chamada para os seus familiares a partir de um número desconhecido, indicando que ele e o seu companheiro Victórico Gálvez estavam bem, que estavam na cidade de San Felipe, perto de Kuxulja, município de Ocosingo e que um dos seus familiares deveria trazer uma certa quantia de dinheiro num veículo privado às 8h00 desta manhã, 13 de Abril.

É importante salientar que desde o primeiro momento as autoridades estaduais e federais tiveram conhecimento dos fatos e que até à data não deram informações claras sobre a situação.

Diante destes fatos lamentáveis, o Frayba expressa a sua preocupação e condena veementemente estes atos de intimidação, agressão e sequestros dos senhores Lázaro Sánchez Gutiérrez e Victórico Galvez Pérez. Não deixemos de mencionar que estes atos ocorrem num ambiente de criminalização de defensores dos direitos humanos no México e acusações contra o Centro de Derechos Humanos Fray Bartolomé de Las Casas.

Fazemos um chamado urgente ao Estado mexicano para que realize uma investigação exaustiva e imparcial sobre a privação arbitrária de liberdade de Lázaro Sánchez e Victórico Galvez, para garantir a vida, liberdade, segurança e integridade dos nossos companheiros. Apelamos à solidariedade nacional e internacional para que assine esta ação urgente disponível em www.frayba.org.mx e escreva às autoridades mexicanas para que se comprometam a implementar medidas de segurança para o exercício do direito de defesa dos direitos humanos.

San Cristóbal de La Casas, Chiapas, México
13 de abril de 2021
Acción Urgente No. 3


Presidente constitucional do México. Palácio Nacional-Plaza de la Constitución s/n. Patio de Honor – 2° Piso. Coronel Centro. DelegaciónCuauhtémoc. Cd. de México CP: 06066. Fax. (+52) 55 5093-4800, 55 5093-5300 Exts. 4103/4882.800-080-1127 Atención Ciudadana.

Matéria original e para assinar a petição

Leia também Caravana solidária às comunidades zapatistas Nuevo San Gregori e Moises Gandhi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *