O GOVERNO DOS DE CIMA NÃO MATA A FOME E A SEDE DOS DE BAIXO

O GOVERNO DOS DE CIMA NÃO MATA A FOME E A SEDE DOS DE BAIXO

Comunicado da FOB ao 29º Grito dos Excluídos – 2023

A fome e a sede que o povo sente não é culpa do destino, mas o resultado de uma trágica história de Colonização. São mais de 500 anos de invasão por colonizadores brancos. São mais de 500 anos da morte de mundos, onde povos e suas culturas, os animais e os ecossistemas são mortos para levar adiante um verdadeiro projeto de morte-pelo-lucro. São séculos de escravização das populações negras e indígenas pra manter os privilégios de uma pequena elite colonial.

Mesmo com muita luta, a exploração se arrasta pelo tempo pois entre os debaixo há aqueles que são cúmplices com a exploração dos de cima. Alguns têm a ilusão de que os de cima podem nos trazer a libertação. Se não enterrarmos de vez essa ilusão, vamos continuar enterrando irmãos até o fim dos tempos.

É interesse do explorador que se iluda o explorado, esta é a função do Governo Lula. Como se pode combater a fome se aliando ao latifúndio, representado por Simone Tebet e outros? Além de manter a maior parte do financiamento da agricultura para o agronegócio em comparação com a agricultura familiar. Como pode se pode garantir saúde e educação pública de qualidade com um corte de quase 800 milhões nessas áreas? Como se pode combater o fascismo se aliando com o PL, partido do genocida?

Independência pra quem? Às margens do Ipiranga, aos gritos da falsa independência, ainda reinava a escravidão do povo negro e indígena. Podemos não ser mais governados por Lisboa, mas continuamos submetidos à mesma elite colonial branca de Brasília e à mesma ditadura do mercado global, que continua lucrando com a fome e o sangue dos nossos e com a morte das nossas florestas.

As chacinas recentes na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo testemunham pela mesma política da morte que nunca acabou: PT, PL e Republicanos, as elites no poder administram a mesma violência extrema contra a população preta e periférica. No Ceará, é desumana a política do Secretário de Administração Penitenciária Mauro Albuquerque: Tortura sistemática em quebrar dedos, castigos em posições cruéis e muito mais. 

Também vemos que as comunidades tradicionais têm seus territórios violados e a natureza que os cerca destruída para levar adiante grandes empreendimentos de exploração internacional com a cumplicidade de Governos Estaduais e Nacional. No Ceará, as eólicas no mar são o novo projeto de morte empreendido por empresários e governos em conluio contra as comunidades pesqueiras. Ao invés de combaterem a fome, estão alimentando a fome, pois sem pescadores não tem peixe na mesa.

Assim, o governo de hoje não é oposto ao passado. Ambos são cúmplices do mesmo projeto de morte e exploração. Independente das cores das gravatas, a mesma elite ainda está no poder. Muitos ainda temem criticar o governo atual por medo do passado, enganados por narrativas falaciosas sobre 2013, que os assombra como um fantasma. Mas não devemos rebaixar nosso horizonte. Queremos o pão inteiro, não um pedaço. Queremos tudo. É por aceitarmos a liberdade fatiada em pedaços que nos tornamos reféns de falsos messias.

Organização! Não há outro caminho para o povo! É preciso se organizar sem as amarras de velhas ilusões. Confiar na força do poder popular para dobrar até o mais duro aço. Que o grito dos excluídos seja um grito de guerra contra todos aqueles que roubam nosso pão, nossa terra, nossa água e a vida das pessoas que amamos.

CHEGA DE CORTES NA ÁREA SOCIAL! 

CONTRA O NOVO ARCABOUÇO FISCAL!

CONTRA O MARCO TEMPORAL!

DESPEJO ZERO CONTRA O POVO EM LUTA!

FORA EÓLICAS DO MAR DES PESCADORES!

BASTA DE TORTURAS!

FIM DA POLÍCIA!

ABOLIÇÃO DAS PRISÕES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *