No dia 13 de abril, a FOB realizou uma atividade de apresentação e conversa sobre as lutas e organização do povo trabalhador, na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Estiveram presentes trabalhadoras e trabalhadores de diversos ofícios, desempregados(as) e estudantes.
Na ocasião, trocamos experiências e opiniões sobre as lutas recentes das categorias, sobre a atuação e limites do atual modelo de sindicalismo frente a progressiva precarização do trabalho e novas condições de exploração do trabalho pelo capital e pelo Estado.
Diversas falas expressaram a insatisfação com a atuação das direções sindicais, com os espaços anti-democráticos de decisão e com os métodos manipuladores nas assembleias. Convencidos da necessidade de uma união solidária entre o povo trabalhador de todos os lugares, do campo e da cidade, e das diversas luta populares, a FOB apresentou nossa proposta de organização sindicalista revolucionária, com o objetivo de contribuir com as lutas locais e construção do autogoverno dos trabalhadores.
Agradecemos a todas as pessoas presentes, pela disposição de debater e interesse na construção de uma alternativa de organização para o povo. Agradecemos ao grupo de teatro Detalhe pelo apoio e por disponibilizar o espaço.
Pela união autônoma de trabalhadores, estudantes e movimentos populares!
Associe-se e construa a FOB!