Nota de apoio à chapa 1 da UEL – Rafael Braga

Nota de apoio à chapa 1 da UEL – Rafael Braga

A Rede Estudantil Classista e Combativa (RECC) do Rio de Janeiro, filiada à Federação das Organizações Sindicalistas Revolucionárias (FOB) vê com entusiasmo a iniciativa da Chapa 1: Rafael Braga para a disputa do diretório central dos estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Nós, enquanto entidade comprometida com a luta com autonomia e pela base, surgimos de um processo de luta e crítica das concepções eleitoreiras e burocráticas de entidades como a UNE, UBES dentro do movimento estudantil. A proposta da RECC é de um movimento estudantil combativo, independente, que luta contra o papel elitista do ensino e que defende os métodos de ação direta, ou seja, é pela própria organização e luta que os estudantes tem o poder de construir um movimento para lutar por seus direitos e conquistar melhorias hoje e que ficarão de legado para as gerações futuras.

Dentre as bandeiras da “Chapa 1: Rafael Braga” se encontram a universalização do ensino e o fim do vestibular, o passe livre universal, autonomia real e ampliação do tripé universitário (pesquisa, ensino e extensão), redução do preço do RU, manutenção e ampliação das bolsas de residência, nomeação dos docentes classificados nos concursos, dentre outras pautas que tem como alvo a precarização do ensino e das condições dos trabalhadores da educação, além de seu caráter elitista e excludente.

Tendo em vista os ataques constantes do governo à Educação, como o corte de bolsas, do repasse de recursos para as universidades, intervenções diretas em instituições de ensino e a proposta do governo de entregar as universidades aos interesses financeiros, capitalistas e especulativos através do future-se, é mais do que necessário que o movimento estudantil esteja organizado pela base, sem nutrir ilusões com o governismo. Que cada espaço de estudo seja colocado à disposição dos interesses e necessidades do povo e sirvam de pólo mobilizador para uma luta ampla.

As bandeiras da Chapa 1, demonstram uma iniciativa importante para a construção de um movimento classista e combativo. Com um plano de lutas concreto, os companheiros apostam na força dos estudantes e da classe trabalhadora, ao contrário de acreditar em líderes parlamentares e membros da burocracia.

TODO APOIO À CHAPA 1: RAFAEL BRAGA
VIVA A AÇÃO DIRETA ESTUDANTIL!
CONSTRUIR A A LUTA INDEPENDENTE, CLASSISTA E COMBATIVA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *