Reitoria da UFRRJ e o Código Disciplinar: a Tentativa de Calar as Vozes Críticas

notacci

NOTA da OCCI – Rural filiada à RECC / FOB

Se para além dos muros da universidade, a repressão aumenta e pessoas são presas nas suas casas por acusações infundadas, dentro dos muros o cenário não é diferente. No último dia 9, aconteceu no Instituto Multidisciplinar uma assembleia geral dos estudantes que tinha como pauta única: o tenebroso Código disciplinar que está sendo encaminhado pela Administração Superior.
Como já se devia esperar, temos uma série de autoritarismos e afrontas a liberdade de expressão, para exemplificar, reproduzimos abaixo dois artigos do Código.


“Art. 15 – São deveres dos membros da Comunidade Universitária:
(…)
XI – lealdade e respeito à Universidade e a sua administração;”

“Art. 16 – Aos membros da Comunidade Universitária é proibido:

I – referir-se depreciativamente às atividades e aos atos da administração, ou censurá-los publicamente, através da imprensa, e outros meios de comunicação, podendo, no entanto, em trabalho assinado, criticá-los do ponto de vista doutrinário, político ou administrativo;”


Pela leitura desses artigos dá para notar o autoritarismo por parte da Reitoria em não permitir nenhuma crítica que ecoe para fora da Universidade, como foi feito durante a ocupação da Reitoria ou da Direção do IM, momentos nos quais os problemas da universidade foram externalizados para a imprensa pelos estudantes.
Segundo os membros do DCE que estiveram presentes, o processo foi totalmente obscuro e a pauta foi colocada justamente em um momento de esvaziamento da Universidade com provas, trabalhos, etc…
Para a OCCI, os termos desse código são totalmente autoritários e demonstram bem a face dessa Reitoria que quer permanecer intocável em seus gabinetes fazendo sua pequena política que só aumenta a precarização da Universidade.Lembrando que já neste ano, a Administração tentou aprovar medidas que interfeririam na livre organização dos estudantes, medidas que também denunciamos e combatemos.
Defendemos que o Código Disciplinar seja retirado da pauta do Consu e que ocorra uma real discussão na comunidade universitária da UFRRJ sobre este tema.
Deixamos claro que nós estudantes não deveremos ter qualquer ilusão sobre essa instituição arcaica que é o Consu, onde somente a voz de parcela dos professores é ouvida de fato, e na grande maioria, são vozes antidemocráticas e autoritárias.
A OCCI percebe que o caminho para a criação de uma Universidade que sirva ao povo é o fim desses conselhos, colegiados e sua substituição por Assembleias Comunitárias englobando os diversos segmentos que constroem a Universidade.

Abaixo o Código Disciplinar!
Pelo Fim do CONSU,CONSUNI,Colegiados.
Pela Instituição da Assembleia Comunitária!

www.lutafob.wordpress.com / oposicaoccirural@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *