A situação é de crise, ataque aos direitos, insegurança coletiva e individual. Porém a classe trabalhadora já atravessou períodos mais difíceis do que o atual e é no sentido de resgatar a memória histórica e transforma-la em luz caminhar no presente que convidamos todos lutadores e lutadoras do povo paranaense a participarem do nosso evento “O avanço do Conservadorismo e do Protofascismo no Brasil.”
>>>>>>> INSCRIÇÃO EM: encurtador.com.br/fghsS
O objetivo é analisar e compreender a ascensão da direita protofascista¹ no Brasil a partir I- Da conjuntura² internacional de crise econômica e crise da democracia burguesa; II- Da analise dos governos petistas de conciliação de classe; III- Das forças sociais que apoiam e sustentam o Bolsonarismo (Militares, igrejas, organizações política, grupos empresariais, digital influencers e grupos neofascistas) a nível regional e nacional; IV- Dos interesses econômicos envolvidos do capital nacional e internacional.
Este módulo pretende mostrar, em três blocos de exposições e debates, como historicamente a estratégia reformista, socialdemocrata³, de disputar as eleições burguesas serve, historicamente, para enfraquecer os movimentos dos trabalhadores e criar as condições necessárias para o avanço do fascismo. E analisar o que significa a vitória nas urnas da candidatura Bolsonaro-Mourão e debater os possíveis caminhos para luta da classe trabalhadora nesse momento de acirramento da luta de classes. Serão utilizados recursos audiovisuais (gráficos, imagens, musicas, charges, vídeos, etc.), indicações de textos e documentários para melhor acesso e compreensão dos assuntos abordados neste módulo.
O Povo já começou a resistência aos ataques desde os locais de estudo, trabalho e moradia. Mas é necessário que as greves, as lutas de resistências e ações de rua se entrelacem, rumo a uma greve geral insurrecional. Esse avanço das lutas depende da capacidade das forças coletivas do povo em se auto-organizar sem a tutela dos partidos da esquerda reformista.
Entramos num ciclo de guerra de classe declarada contra as trabalhadoras e trabalhadores e tarefa do seminário é de nos prepararmos para vencer esta guerra.
“Não estamos perdidos. Ao contrário, venceremos, Caso não tivermos desaprendido a aprender.” – Rosa Luxemburgo
AVANTE COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS!
———- Informações Adicionais ———-
> > Sobre o funcionamento do espaço:
O espaço terá inicio às 08h30min e termino às 20h; O espaço será dividido em três blocos de exposição seguidos de debate (Bloco1 – O fascismo como fenômeno histórico, Bloco2 – A socialdemocracia e o avanço do protofascismo no Brasil, Bloco3 – O Sindicalismo Revolucionário como alternativa mundial de luta); haverá um intervalo para o almoço por volta das 12h; o evento será encerrado com uma atividade cultural que iniciará às 18h e terminará às 20h.
>> Sobre as indicações de textos e vídeos:
Ao se inscrever no seminário será enviado via e-mail um documento sobre o seminário com a programação e também indicações de leitura e vídeos para introdução à temática e/ou contento posições divergentes sobre a temática. Tanto os vídeos quanto os textos não são de leitura obrigatória para participação, porém são uteis para o enriquecimento e melhor aproveitamento do seminário.
> >Sobre alimentação:
O almoço será por volta das 12h e a forma de funcionamento será informada via e-mail informado na inscrição on-line. Para o período da tarde pedimos que cada alguma coisa (pães, bolachas, frutas, etc.) para socializarmos.
>> Sobre situações especificas:
Em caso de alguma de alguma necessidade especifica referente a local para dormir (em caso de ser de outra cidade), crianças, restrição alimentar, dificuldade de locomoção, etc. informar durante na inscrição.