No dia 9 de Janeiro, o Governo Ibaneis (MDB) decretou o aumento de 10% nas tarifas de transporte público do DF. De forma sorrateira, o GDF atende aos pedidos dos empresários, literalmente, a máfia dos transportes que não satisfeita com os lucros, quer jogar nas costas do povo e de toda classe trabalhadora os custos de suas vidas de luxo!
Desde então houve algumas manifestações contra o aumento da passagem e notoriamente o Governo não está decidido a voltar atrás, ao contrário, quer chantagear o povo colocando em cheque o justo direito ao Passe Livre Estudantil, ganho através de anos de luta. Ibaneis já disse abertamente que o passe livre é um “peso” aos cofres públicos, quando na verdade, esconde as isenções dadas à máfia dos transportes! Fala em contas que não fecham, mas não abre as planilhas das empresas de transporte!
Sabemos que o passe livre, é fundamental na vida de todo o povo trabalhador e que sem este, seria um impacto gigantesco no orçamento familiar, ou seja: o fim do passe livre estudantil não afetaria somente os estudantes, mas os pais também. Sendo assim, a permanência deste direito é uma luta de todos!
É preciso derrotar NAS RUAS esse aumento e essa política canalha que ataca o direito de ir e vir, dos estudantes do povo e de toda classe trabalhadora! Para tanto, temos de massificar a luta, não deixar que as mobilizações acabem: Se não incomodarmos, e gerarmos impacto frente ao governo, não conseguiremos barrar o aumento! Temos que radicalizar a luta, pois é justa a rebelião contra este aumento que aumenta o problema diário de falta de mobilidade em Brasília!
Nós do Sindicato Geral Autônomo, o SIGA-DF, filiados à Federação de Organizações Sindicalistas Revolucionárias do Brasil, a FOB, convocamos todos e todas, trabalhadoras e estudantes, a organizar a luta, nos locais de trabalho, estudo e moradia, somando forças para derrubar o aumento e defender o passe livre estudantil!
5,50 é ROUBO! Redução ou REBELIÃO!
SIGA na LUTA!
Filie-se ao Sindicalismo Revolucionário!