Corumbá-MS / Seminário Educação e Sindicalismo Revolucionário

Corumbá-MS / Seminário Educação e Sindicalismo Revolucionário

No dia 22/10, o SIMTED-Corumbá (MS) promoveu o seminário de formação política “Educação e Sindicalismo Revolucionário”, com a presença de delegados sindicais da Federação Autônoma de Trabalhadores da Educação (FATE), filiada a Federação das Organizações Sindicalistas Revolucionárias do Brasil (FOB).

Em 68 anos de existência da entidade, foi a primeira vez em que a base da categoria teve a oportunidade de discutir as origens e as propostas de um modelo de sindicalismo alternativo ao sindicalismo socialdemocrata praticado pela CUT. 

Os representantes da FATE-FOB apresentaram brevemente o histórico e a atualidade do sindicalismo revolucionário no Brasil e nossas diferenças de posicionamento e de projeto com o sindicalismo cutista de conciliação de classes. Às vésperas do segundo turno das eleições burguesas, um dos temas discutidos foi a relação entre política sindical e política eleitoral, sobre o qual nossos representantes defenderam nossa tradição histórica de rejeição às disputas de poder da classe dominante que funcionam para dividir e enfraquecer a classe trabalhadora. Defendemos nossa posição de que as associações sindicais não devem defender governos burgueses, mas preparar o autogoverno da classe trabalhadora através do fortalecimento da independência nas lutas imediatas. 

Os debates foram trazidos para complementar aquilo que a base da categoria começa a conhecer na prática, através da atuação militante de parte da atual direção sindical que defende o sindicalismo revolucionário como alternativa à linha da corrente majoritária. 

Nós da FATE-FOB compreendemos que a formação política e cultural é uma importante atividade sindical, que permite que os trabalhadores aprendam com os próprios trabalhadores sobre nossa história e nossas lutas, afastando-se pouco a pouco das ilusões e preconceitos difundidos pela educação e pelas mídias burguesas. Também promove o aprofundamento dos debates e o estreitamento dos laços entre iguais, fortalecendo cada lutador individualmente e o sindicato como um todo, preparando-nos cada vez mais e melhor para as lutas do presente e do futuro. Por isso, saudamos com entusiasmo a iniciativa dos camaradas do SIMTED-Corumbá e manifestamos todo apoio à construção do sindicalismo revolucionário no interior do país.

Construir o Sindicalismo Revolucionário!!

Outras informações: https://simtedcorumba.blogspot.com/2022/10/1-seminario-simted-corumba-aponta-rumos.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *