Retomar o sindicalismo combativo no SINTE-SC

Retomar o sindicalismo combativo no SINTE-SC

panfleto da Seção de Trabalhadores da Educação
SIGA-SC

Em junho, houveram as eleições para a direção do SINTE e, mais uma vez, a direção estadual e mais 24 regionais estão na mão da ArtSind/CUT, grupo que está há pelo menos 15 anos na direção do SINTE. Apenas 6 regionais foram vencidas pela oposição.

Nós trabalhadores da educação de Santa Catarina estamos há tempos sofrendo com péssimas condições de trabalho, que agora pioram num ritmo cada vez mais rápido com o Novo Ensino Médio, o ponto eletrônico, a nova política de cumprimento da hora-atividade e o confisco dos 14% na previdência.

Muitos colegas estão desiludidos com a luta sindical, e não querem mais saber de sindicatos. Isso é compreensível, já que a atual direção do nosso sindicato faz muito pouco ou até atrapalha a luta da categoria, a exemplo da traição da CUT na greve de 2015. Mas o sindicato é nosso e precisamos
retomá-lo para a defesa de nossos interesses.

A nossa cultura política nos leva a acreditar que ser sindicalizado é pagar contribuição e aguardar que os sindicalistas profissionais tomem providências para melhorar nossa situação, mesmo quando temos um passado de mais de uma década demonstrando que eles não fazem e não farão isso. Se realmente queremos ser valorizados como trabalhadores da educação, precisamos lutar e conquistar por nós mesmos essa valorização. E o primeiro passo é mudar os rumos de nosso sindicato e recolocá-lo nas mãos dos trabalhadores. Pra isso, acreditamos que a tarefa imediata é organizar a luta sindical onde ela está menos ativa: no dia a dia de cada escola.

O estatuto do SINTE prevê a construção do Conselho de Representantes de Escolas, que reúne trabalhadores comuns, eleitos diretamente entre colegas de trabalho, cara a cara, olho no olho. É a instância que reúne representantes da base da categoria para discutir a situação real de cada escola. É a garantia da voz de cada escola no interior do sindicato, por isso é a instância mais democrática da estrutura sindical.

Segundo o estatuto, as direções regionais e municipais são responsáveis por encaminhar a eleição de representantes todo ano, em todas as escolas, no primeiro semestre. Nós perguntamos: há representante de escola onde você trabalha? Acreditamos que a resposta será não. Por que organizar as escolas não é uma prioridade dos sindicalistas do SINTE? Nós do SIGA-SC acreditamos que um sindicato de luta não se faz apenas com sindicalistas profissionais. Por isso, chamamos cada trabalhador e trabalhadora a mobilizar sua escola e eleger representantes para os conselhos de base. Só assim construiremos um sindicato forte, com células sindicais ativas em cada local de trabalho, deixando de esperar eternamente a boa vontade das burocracias sindicais que, há anos, nos pintam migalhas como se fosse vitórias e nos pedem para ignorar nossas sucessivas derrotas.

Por um sindicato em que todo trabalhador é sindicalista! Vamos à luta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *