Rede de Mídia Classista – RJ
Os entregradores de aplicativos de todo o país e de outras países realizaram uma greve no dia 01 de julho. O processo de autoorganização desses trabalhadores vem ocorrendo tem algum tempo. Da contradição entre as péssimas condições de trabalho e a ideologia do empreendedorismo e do individualismo liberal essas trabalhadoras e trabalhadores, em sua maioria negros, estão se autoorganizando para enfrentar o oligopólio das empresas de APPs. Para isso também tem-se construido plataformas digitais cooperativas.
Em vários países, organizações filiadas a Confederação Internacional do Trabalho (CIT) tem auxiliado na autoorganização de trabalhadoras e trabalhadores desse setor com base nos princípios da ação direta, horizontalidade e apoio mútuo do sindicalismo revolucionário e do anarcossindicalismo.
A entrevista que publicamos abaixo trata justamente desse processo autônomo realizado pelos entregadores que perceberam no cotidiano a necessidade de lutar por melhores condições de trabalho e que para isso é fundamental a organização.
Agradecemos a disponibilidade da Duda e do Alvaro para essa entrevista que ocorreu um dia antes das greve dos entregadores e saudamos a luta dos entregadores. Avante!!!
Sigam o perfil @entregadoresantifascistasrj no Instagram.
One thought on “Entrevista com Entregadores Antifascistas: Auto-organização na Luta”