Manifesto dos Entregadores Antifascistas – RJ

Compartilhamos e saudamos o manifesto produzido pelos Entregadores Antifascistas do Rio de Janeiro.
Só a luta muda a vida!
Instagram: @entregadoresantifascistasrj
CLIQUE AQUI, para baixar o manifesto em PDF.

Conheça a cooperativa de entregas Despatronados

https://despatronados.wixsite.com/cooperativa
manifesto_foto.cleaned

MANIFESTO DOS ENTREGADORES ANTIFASCISTAS

O movimento dos Entregadores Antifascistas nasceu da necessidade de organização da nossa categoria, com um programa de luta permanente que questione as estruturas que sustentam as opressões que caem sobre nós e vá na raiz do problema. Nós fazemos política de rua e defendemos a autogestão dos trabalhadores sobre seu trabalho. Acreditamos que a única saída é a organização coletiva, a luta de rua. Temos a compreensão de que nossa luta não deve se prender somente às necessidades imediatas e mínimas de sobrevivência, e questionamos a ideologia de acúmulo capitalista, pois acreditamos que toda a renda produzida deve ser melhor distribuída, pensando no avanço da sociedade como um todo.

Não somos iguais nem na pandemia. Não podemos esquecer que a primeira morte de COVID-19 no Brasil foi de uma trabalhadora doméstica que contraiu o vírus da patroa. A burguesa pode se tratar nos melhores hospitais e sobreviveu, enquanto a trabalhadora não teve a mesma $orte de poder pagar por hospitais privados. O Corona Vírus deixou claro mais uma vez que o capitalismo não é sustentável. Já estamos próximos a marca de 70 mil mortos no país e quem tem menos dinheiro está morrendo mais, temos que ir pra rua trabalhar e nos expor ao vírus se não perdemos nosso teto. Não foi possível garantir aos trabalhadores brasileiros nem um mês de lockdown, que o capitalismo já se treme todo. Somos antifascistas por que estamos numa grande legítima defesa e o sistema capitalista, injusto como é, não tem outra opção a não ser usar a força para se manter em momentos de crise política e econômica. Se o governo ou as empresas nos bloquearem e impedirem nossa liberdade de expressão, nenhuma luta por direitos pode ser tocada. Isso se mostrou diversas vezes na história do nosso país. De Getúlio Vargas à Ditadura Militar, que nos assombrou por décadas, vemos que os primeiros a serem perseguidos são os trabalhadores que lutam por seus direitos. Não podemos esquecer que a pouco tempo na nossa história, pessoas foram presas por se manifestarem por seus direitos, por fazerem greve.

Os aplicativos provam hoje como a burguesia se comporta frente aos trabalhadores organizados que questionam seu poder! Eles negam o diálogo, e bloqueiam qualquer trabalhador que julgam subversivo dentro da plataforma, esmagando a voz dos trabalhadores/as com uma estrutura enorme e poderosa, temos que nos calar frente as injustiças que passamos, com medo de sofrermos represálias e não termos mais a possibilidade do mínimo sustento de nossas casas.
Precisamos de um movimento que dê nome aos bois (ou porcos capitalistas) que lucram com o nosso suor e sangue, que passeiam em cruzeiros luxuosos enquanto milhões de nós estamos nas ruas, trabalhando para produzir o dinheiro deles, no frio e muitas vezes com fome, sem direito a um prato nem remuneração que pague uma refeição digna. Conhecemos o aroma das melhores comidas e não temos direito nem a um prato de arroz e feijão por parte das empresas! Precisamos de uma luta unificada contra aqueles que lucram enquanto nós morremos em acidentes, ou ficamos com sequelas permanentes, nas correrias do dia a dia. O projeto da nossa cooperativa está pautado principalmente pela solidariedade e apoio-mútuo. Percebemos que os problemas desses apps não são a tecnologia, mas a ideologia de enriquecimento individual por trás dela, que faz com que milhões de trabalhadores rodem noite e dia no sol e na chuva para produzir a riqueza de meia dúzia de investidores e acionistas que ficam no conforto de seus escritórios luxuosos com ar-condicionado.

Não aceitamos menos direitos que o que já foi conquistado através de muita luta, muito trabalho e muita greve. Saudamos as várias iniciativas de auto-organização de entregadores que estão surgindo pelo mundo através do cooperativismo de plataforma, com uma tecnologia de entregas por aplicativo que pertence a classe trabalhadora e (é)seja controlada por ela.

O projeto em desenvolvimento na nossa cooperativa tem o compromisso de fornecer salário justo para os entregadores, sem taxas por parte do aplicativo além das necessárias para a sua manutenção. Condições dignas trabalhistas, como alimentação, auxílio para acidente/doença, férias e local salubre para descanso entre entregas. Dar uma condição justa de parceria entre a cooperativa e fornecedores, sem taxas abusivas.

Somos contra todo tipo de violência gratuita e preconceito que atrase o avanço da sociedade seja por sexo, raça, origem, identificação ou orientação sexual. Não somos um movimento vinculado a partido político ou de uma ideologia específica, o Entregadores Antifascistas não é necessariamente um movimento anarquista ou comunista, mas de trabalhadores/as com sentimento revolucionário no coração. Por isso, convidamos você, que é entregador/a a se juntar ao nosso movimento e organizar de forma coletiva a sua justa indignação. Só a luta muda a vida.

NÃO EXISTE PATRÃO SEM FORÇA DE TRABALHO,

MAS EXISTE FORÇA DE TRABALHO SEM PATRÃO!

Instagram: entregadoresantifascistasrj

logo_entregadores.cleaned

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *