MINERAÇÃO DE URÃNIO NO CEARÁ: LUCRO PARA AS EMPRESAS E MORTE PARA O POVO.

MINERAÇÃO DE URÃNIO NO CEARÁ: LUCRO PARA AS EMPRESAS E MORTE PARA O POVO.

Comunicado da FOBCE ( Federação das Organizações de Base do Ceará )
10/10/2023

Dando continuidade ao projeto de Bolsonaro (PL) de expansão da indústria nuclear, o Governador Elmano (PT) assinou um memorando de entendimento com a Consórcio de Santa Quitéria para garantir a mineração de Urânio e Fosfato na jazida de Itataia com o investimento de 2,3 bilhões.

Enquanto o fosfato servirá para produção de fertilizantes para o agronegócio, que são uma grande causa de poluição das águas, o que é mais absurdo é as consequências da mineração de urânio. A empresa Indústrias Nucleares do Brasil (INB), integrante do consórcio, afirma que a previsão é extrair 2.300 toneladas de urânio concentrado por ano. 

O urânio é uma teria radioativo que pode causar: vários tipos de câncer, malformação dos fetos, envenenamento, anomalias genéticas e graves danos ambientais. Sua contaminação pelo ar e pelas águas pode atingir vários municípios do Ceará, inclusive a capital.

Uma terrível contradição é que o projeto vai precisar de muita água em um município do semiárido com bastante falta d’água. Será preciso o equivalente a 115 carros-pipa por hora enquanto a população local vive com 25 a 36 carros-pipa por mês.

A FOBCE – Federação das Organizações de Base do Ceará – se coloca contra este projeto de morte e somará forças junto ao povo cearense para resistir até o fim em defesa da vida!

Organizações Federadas à FOBCE:
SIGACE: Sindicato Geral Autônomo do Ceará
RECC-CE: Rede Estudantil Classista e Combativa do Ceará
Organização Popular Terra Liberta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *