Resolvendo a Questão Palestina e Curda

Resolvendo a Questão Palestina e Curda

Por Copresidência e Conselho Executivo da União de Comunidades do Curdistão (KCK)

Milhares de pessoas, tanto do povo israelense quanto do palestino, perderam a vida nos ataques realizados pelo Hamas e nos ataques subsequentes lançados pelo Estado israelense contra os palestinos, especialmente na Faixa de Gaza. Os ataques mútuos resultaram em um massacre completo. Estamos profundamente preocupados e tristes com essa situação. Como Movimento pela Libertação Curda, gostaríamos de expressar nossas condolências ao povo árabe palestino e ao povo judeu de Israel. Não apenas o que foi feito até agora, mas também os cenários que estão sendo discutidos para o futuro são extremamente preocupantes. São atitudes extremamente equivocadas que aprofundam os problemas e resultam no massacre de pessoas. Em primeiro lugar, essas atitudes devem ser abandonadas imediatamente e os ataques devem ser interrompidos.

Assim como os métodos do Hamas estão errados, a atitude do Estado israelense também é inaceitável. O Estado israelense deve acabar com os ataques e o bloqueio contra Gaza e não deve recorrer à violência contra o povo palestino de forma alguma.

O problema palestino não pode ser resolvido por meio da violência, mas por meio da democracia e do reconhecimento dos direitos do povo palestino. A abordagem violenta só aprofundará os problemas. O quadro amargo que surgiu nos últimos dias é o resultado de o problema palestino ter sido levado a uma situação insolúvel. A causa disso é o próprio problema. Se alguém estiver realmente incomodado com essa situação, é necessário concentrar-se na solução da questão palestina. Cada passo a ser dado, cada atitude a ser tomada sem discutir a solução da questão palestina e os direitos do povo palestino levará ao agravamento dos problemas. A centenária questão palestina já provou esse fato inúmeras vezes.

Os acontecimentos na Palestina e em Israel demonstraram mais uma vez a importância de uma abordagem no âmbito de uma “nação democrática” pelo Líder Apo [Abdullah Öcalan] para a solução dos problemas no Oriente Médio. A mentalidade estatista é a raiz dos problemas enfrentados pela sociedade e pela humanidade. Desde a história até os dias de hoje, à medida que a mentalidade estatista se desenvolveu, os problemas aumentaram. O fato de o Estado ter nascido no Oriente Médio tem um papel decisivo no fato de os problemas no Oriente Médio serem tão numerosos e enraizados. Por outro lado, os problemas se aprofundaram ainda mais com a transferência do sistema de estado-nação desenvolvido pela modernidade capitalista para o Oriente Médio. Todos os problemas atuais do Oriente Médio, inclusive a questão curda, têm origem na mentalidade do Estado-nação. O conflito israelense-palestino também tem suas raízes na mentalidade de Estado-nação. Todos os problemas do Oriente Médio, especialmente a questão curda e a questão palestina, só podem ser resolvidas com a superação da mentalidade de Estado-nação.

Essa é a única maneira de corrigir o rumo errado no Oriente Médio. Se quisermos que haja uma mudança real no Oriente Médio, isso só poderá ser alcançado com a superação da mentalidade de Estado-nação, com o desenvolvimento do sistema de “nação democrática” do Líder Apo, baseado na coexistência, na igualdade e na vida em comum dos povos e, com base nisso, com a solução democrática dos problemas dos povos curdo e palestino. Os problemas não podem ser resolvidos com o estabelecimento de mais Estados, como se costuma dizer. Pelo contrário, os problemas podem ser resolvidos com o fortalecimento da sociedade, o desenvolvimento da democracia e o desenvolvimento de uma vida de acordo com a vida da “Nação Democrática”, baseada no autogoverno livre, igualitário e democrático e na vontade dos povos. É assim que os problemas tanto do povo judeu quanto do povo palestino podem ser resolvidos.

Jerusalém, que é considerada sagrada por três religiões, e as antigas geografias palestina e israelense podem ser vividas em liberdade e paz com esse modelo. Caso contrário, os modelos de Estado-nação inevitavelmente levam a conflitos, guerras e destruição mútua. Isso é mais bem visto na realidade árabe-judaica. O único método para eliminar esse dilema conflituoso e destrutivo é a abordagem da “nação democrática”.

A causa do povo palestino é legítima e nada pode negar a legitimidade dessa causa. Como Movimento pela Libertação Curda, sempre defendemos a causa justa do povo palestino. A solução da questão palestina é tão importante quanto a questão curda para a solução dos problemas e o desenvolvimento da democratização no Oriente Médio. O Estado de Israel deve enxergar essa realidade e, acima de tudo, reconhecer a existência e a vontade democrática do povo palestino. A solução da questão palestina é uma condição fundamental para que todos os povos do Oriente Médio, especialmente o povo judeu, vivam em liberdade, segurança e paz. Por outro lado, uma abordagem correta e respeitosa dos dramas históricos e genocídios vividos pelo povo judeu é absolutamente necessária. Sem uma solução para a questão palestina, o povo judeu não pode se sentir à vontade em sua consciência e não pode condenar e erradicar o tratamento a que foi submetido. Acreditamos que o povo judeu tem consciência, sabedoria e vontade suficientes. O povo judeu é um dos povos antigos do Oriente Médio e tem um lugar e uma contribuição muito importantes para a formação da cultura e da socialidade do Oriente Médio. Assim como os povos curdo, árabe, persa, turco, aramaico etc. do Oriente Médio, o povo judeu tem o direito de viver no Oriente Médio, na antiga geografia onde historicamente viveu.

O Estado turco e o governo do AKP-MHP não abordam a questão palestina de forma sincera e honesta. Eles a consideram inteiramente como uma questão que pode ser explorada. O chefe fascista Tayyip Erdoğan aborda a questão palestina com esse entendimento e tenta usá-la como moeda de troca para levar adiante suas políticas de genocídio curdo. Essa é a única razão pela qual eles estão interessados na questão palestina. Caso contrário, eles definitivamente não estão do lado do povo palestino de todo o coração. Se o Estado turco e Tayyip Erdoğan fossem sinceros no que dizem, em primeiro lugar, não abordariam os curdos dessa forma e resolveriam a questão curda.

Assim como não se pode ser correto e democrático em Israel sem ver e reconhecer os direitos do povo palestino, não se pode ser correto e democrático na Turquia sem ver a realidade curda, sem reconhecer os direitos do povo curdo e sem apoiar a luta do povo curdo. Em particular, nunca se pode apoiar a causa justa dos outros. A abordagem do povo curdo e da questão curda na Turquia é como uma prova de fogo. É absolutamente impossível para aqueles que olham para os curdos com cara feia ou ignoram os curdos abordar os outros corretamente e apoiá-los. Se isso está sendo tentado, então há uma grande distorção e uma mentira hipócrita. É isso que o governo do AKP-MHP e Tayyip Erdoğan estão fazendo. m seu discurso, Tayyip Erdoğan, por um lado, supostamente diz que os ataques do Estado de Israel são injustos e os condena. Mas, por outro lado, no mesmo discurso, ele fala com ódio sobre como atacará ainda mais os curdos e matará mais curdos. Isso não é desonestidade hipócrita e enganar o mundo? Essas são definitivamente lágrimas de crocodilo. Como se pode falar sobre o que está acontecendo em Gaza e o sofrimento do povo palestino quando o que está sendo feito em Rojava é óbvio e continuará. Nos ataques aéreos do Estado turco contra Rojava, todo o sistema de infraestrutura da área foi bombardeado. Represas, usinas de energia, poços de petróleo, depósitos de suprimentos e muitas outras instalações foram atingidas. Dezenas de pessoas perderam suas vidas nesses ataques.

Não se pode esperar que aqueles que fazem isso com o povo curdo sejam sinceros com o povo palestino e sua causa. Por outro lado, aqueles que não levantam suas vozes contra os ataques e massacres do Estado e do governo do AKP-MHP contra os curdos e Rojava, e aqueles que veem isso como correto e o apoiam não podem estar em uma abordagem real. As lágrimas derramadas por esses grupos nada mais são do que as lágrimas de crocodilo derramadas por Tayyip Erdoğan. Talvez eles não tenham consciência de sua aparência, mas todos no mundo, exceto eles, sabem muito bem como são.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *