Contra a Invasão de Israel, defender a Vida dos Povos da Palestina!

Contra a Invasão de Israel, defender a Vida dos Povos da Palestina!

Comunicado Nacional da FOB, 14 de outubro de 2023

Desde sábado, 7 de outubro de 2023, temos testemunhado com revolta e apreensão uma escalada brutal dos ataques do Estado de Israel ao povo palestino na Faixa Gaza. 

Rompendo o cerco do genocídio palestino: Tempestade de Al-Aqsa

Desde 2005, o Estado de Israel converteu a Faixa de Gaza em uma verdadeira prisão ao céu aberto, impondo o terror e a morte aos palestinos. Nesses quase 20 anos de isolamento de Gaza, a extrema-direita israelense, sob a liderança de Benjamin Netanyahu, tem promovido uma guerra e extermínio.

Como resposta ao genocídio do povo palestino, o Hamas (Movimento de Resistência Islâmica) promoveu operações de resistência armada: “Tempestade de Al Aqsa”. A operação ousada teve lançamento de mísseis, derrubada da grade que aprisiona o povo de gaza e uma forte força da juventude que retomava as terras roubadas de seus ancestrais.

Segundo a própria ONU, antes da Operação Tempestade de Al-Aqsa, as forças israelenses mataram mais de 6.300 palestinos desde 2008, mais da metade deles civis, e feriram outros 150.000. Os palestinos mataram 308 israelenses – 131 dos quais eram civis – e feriram 6.307.

A ação do Hamas surge no contexto de uma série de ações de Israel nos últimos meses, além de 75 anos de ocupação, e 16 anos de embargo apertado de Gaza. Desde 1947/1948 o movimento sionista que deu origem ao atual Estado de Israel invadiu, matou e desalojou milhares de palestinos, sejam judeus, muçulmanos ou cristãos. Em 1948 foram mais de 750 mil palestinos entre muçulmanos e Cristãos desalojados, com 531 cidades palestinas destruídas e 15 mil mortos. Desde então, o colonialismo do Estado de Israel criou um regime de apartheid e um processo de extermínio do povo palestino. A data é chamada de Nakba pelos palestinos (ou “a catástrofe”, em português).

Espada de Ferro: Retaliação cruel de Israel

A reação do Estado de Israel, sob a Operação Espada de Ferro, foi o aumento brutal dos bombardeios contra o povo da Faixa Gaza e o cerco total sobre a região, cortando luz, água, remédio e alimentos. O prelúdio de um genocídio sem precedentes.

Israel também reduziu direitos dos prisioneiros palestinos, o que levou a uma greve de fome de centenas de prisioneiros e a um protesto em Gaza, onde soldados israelenses mataram um manifestante e feriram outros. Mais de 5.000 palestinos são presos pelo Israel, inclusive muitos líderes políticos eleitos, como o popular herói da resistência palestina Marwan Barghouti.

Em julho passado Israel invadiu Jenin, um dos maiores campos de refugiados da Cisjordânia, matando 12 pessoas e atingindo 80% das casas depois de “terraplanar” as ruas com escavadeiras. Um grupo de colonos israelenses fez uma chacina no povoado palestino de Huwara que foi não só acobertado, como apoiado pelo Estado. Além disso, durante o ramadã as forças policiais israelenses reprimiram a população palestina em da mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, o terceiro local mais sagrado do Islã. 

Sistema Capitalista Interestatal

Foi o sistema interestatal capitalista, através do movimento sionista e da ONU que criaram a força de ocupação colonial de Israel. É esse sistema de estados capitalistas que fazem com que as trabalhadoras e trabalhadores, os povos de cada parte do mundo percam suas vidas, casas, terras, pessoas queridas, escolas e hospitais.

A população de Gaza está um verdadeiro campo de concentração, um gueto criado pelo intolerável apartheid praticado pelo Estado de Israel que impõe sofrimento a homens, mulheres, idosos e crianças. O Estado de Israel, além da sua máquina de terror e complacência da ONU e do sistema interestatal capitalista, usou de cinismo para dizer que está avisando aonde as bombas estão caindo dentro do campo de concentração. O objetivo está declarado tanto pelo primeiro-ministro quanto pelo ministro da defesa: aniquilar o povo de Gaza e toma o território.  

O povo é só mais uma peça no tabuleiro dos Estados. As enriquecidas dinastias árabes já estavam normalizando suas relações com Israel, como as recentes reuniões com a Monarquia Teocrática dos Saud na Arábia Saudita mediada pelos Estados Unidos. Como canta a torcida marroquina do time de futebol Raja Casablanca: 

“Oh, aquela Palestina
O coração está triste por ti já fazem alguns anos
Os olhos lacrimejam
Minha amada Palestina
Onde estão os árabes?
Eles estão dormindo!
O país mais bonito resiste”.  

Canção da torcida marroquina do time de futebol Raja Casablanca 

A solidariedade seletiva à luta palestina de Estados como a Turquia e o Irã devem ser vistos com criticidade. Pois são estes mesmos estados que oprimem violentamente outros povos como os Curdos em sua luta por libertação. No fim, são interesses táticos nos planos de dominação dos Estados.

Sindicalismo Autônomo e Internacionalista: Posição da CNT reforçada pela FOB

A FOB reforça o posicionamento da CNT da Espanha, federada à CIT. Destacamos seus principais pontos:

  • Rejeitamos profundamente a política de apartheid exercida pelo Estado de Israel, porque é uma violação grosseira dos direitos humanos e um crime contra a classe trabalhadoras e os povos de todo o mundo.
  • Abominamos a hipocrisia com que esses sistemas e práticas são condenados ou justificados, dependendo de onde são aplicados.
  • Incentivamos, como trabalhadores de comunicação, a denunciar a evasão da mídia em reconhecer atos cruéis ou desumanos no contexto de um regime institucionalizado de dominação sistemática com a intenção de se manter.
  • Identificamos esse apartheid pelo que ele é: um sistema de tratamento discriminatório prolongado e cruel de membros de um grupo por membros de outro, com a intenção de controlá-los.
  • Somos solidários com as pessoas que estão tentando levar sua existência nessa parte do mundo, independentemente de sua origem, porque todos os seres humanos têm direitos iguais.
  • Condenamos qualquer ataque a civis, independentemente de seu status, nação ou religião, e defendemos a abolição de fronteiras, muros, cercas e arame farpado, bem como o direito de retorno dos refugiados.
  • Excluímos a ideia de mais estatismo como saída: dois Estados não são a solução.
  • Repudiamos qualquer forma de racismo, islamofobia ou antissemitismo, mas também o militarismo e o nacionalismo, aspectos instrumentais do capitalismo e distrações genuínas da luta de classes.
  • Consideramos a desobediência civil como um direito, pois nenhum ser humano deve ser forçado a pegar em armas, fabricá-las ou traficá-las.”

Saída classista e internacionalista para a violência colonial e capitalista!

Na FOB acreditamos que o internacionalismo e a solidariedade entre os diferentes povos e a classe trabalhadora e sua diversidade étnica-racial e sexual, é a única saída viável para o sofrimento dos povos. A impunidade generalizada por muito tempo fez explodir as ações do último sábado.

Para a classe trabalhadora e os povos em geral a saída por mais Estado não é a solução. Devemos combater o capitalismo que não tem fronteira, defender o direito a autodefesa e a resistência contra o militarismo. Os povos de Rojava, principalmente a guerrilha socialista libertária de mulheres Curdas, curdos, armênios, cristãos e azeris mostraram que se pode derrotas forças reacionárias, como o Estado Islâmico, sem torturar, executar inocentes ou colocar todo um povo em um campo de concentração

Nesse sentido, a FOB conclama os trabalhadores e trabalhadoras e suas organizações a construírem uma Greve Geral Internacional contra a invasão de Israel.

Palestina Livre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *