Baixe e imprima o boletim da RMC-PI aqui
Hoje aconteceu na UFPI uma Assembleia Autônoma de Estudantes, ante a apatia e aparente conivência do Diretório Acadêmico da instituição frente a avalanche de cortes que se aproximam.
Com a participação de estudantes de diversos cursos e instituições, contando também com a voz das comunidades, a assembleia expôs a precarização da educação pública superior nas intervenções de alunas e alunos, apontando a dificuldade de se manterem em uma Universidade que, cada vez mais, afasta a possibilidade dos filhos e filhas de trabalhadores terminarem sua graduação. Não é para menos: desde 2015, a educação brasileira vem sendo mutilada, e agora com o Governo Bolsonaro, aparentemente os poderosos tentam desferir o golpe de misericórdia: Cortes de mais de 30% em todas as UFs e IFs do país; Cortes ainda mais profundos foram feitos no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FUNDEB), pondo em risco de extinção a educação básica, profissionalizante e superior do país, de uma vez só.
A REUNIÃO COM A DIREÇÃO
Na reunião feita a portas fechadas com o diretor do campus, as informações que chegaram aos estudantes é que a UFPI de Parnaíba possui verba até julho; haverá demissão em massa de trabalhadores terceirizados; o restaurante universitário, que hoje custa R$ 1,25, passará a ser R$ 5,00 ou mais para os trabalhadores da instituição, e as filas para alimentação continuarão a crescer; parte das bolsas continuarão, mas sem previsão de serem ampliadas.
De forma implícita, é nítido que a implantação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAr) não sairá mais do papel, e diante desse cenário, o combate permanente contra os inimigos do povo que tentam sequestrar nossa educação e o nosso futuro é o único caminho possível.
ENCAMINHAMENTOS DA ASSEMBLEIA
Por votação, ficou decidido que a partir de hoje (09.05.2019), atividades de agitação serão realizadas para denunciar o abismo no qual a educação pública superior está sendo jogada. Além disso, foi de comum acordo a participação massiva dos estudantes na manifestação do dia 15 de Maio, que tomará as ruas de Parnaíba e contará com forte articulação entre estudantes de diversas outras instituições de ensino.
PAUTAS LEVANTADAS DURANTE A ASSEMBLEIA
– Pela ampliação da Residência Multiprofisisonal!
– Pelo lançamento do edital da BAE – Bolsa de Auxílio Estudantil!
– Pela ampliação da Residência Estudantil!
– Contra a demissão dos terceirizados da UFPI!
– Pela melhoria do Restaurante Universitário!
– Por mais transparência no processo de transição da UFPI para UFDPar!
– Contra os cortes na educação pública brasileira!
NÃO SE ILUDIR, NEM SE ABATER!
Para encararmos mais uma devastação de direitos que se aproxima, é preciso lembrar que a luta independente de partidos, governos, empresas e políticos, combinada com a ação direta do povo, sempre foi e sempre será a chave para a nossa vitória contra os que querem tornar nossa vida um pesadelo. Organizados sob estes princípios, solidários com a luta combativa de estudantes de todo o Brasil, seremos invencíveis!
IR AO COMBATE SEM TEMER! OUSAR LUTAR, OUSAR VENCER!
CONTR A PRECARIZAÇÃO, GREVE GERAL NA EDUCAÇÃO!
CONSTRUIR O BLOCO AUTÔNOMO PARA A PARALISAÇÃO DO 15M!