Em Assembleia Autônoma, estudantes da UFPI (Parnaíba) decidem por combater os cortes na educação

Baixe e imprima o boletim da RMC-PI aqui

Hoje aconteceu na UFPI uma Assembleia Autônoma de Estudantes, ante a apatia e aparente conivência do Diretório Acadêmico da instituição frente a avalanche de cortes que se aproximam.
Com a participação de estudantes de diversos cursos e instituições, contando também com a voz das comunidades, a assembleia expôs a precarização da educação pública superior nas intervenções de alunas e alunos, apontando a dificuldade de se manterem em uma Universidade que, cada vez mais, afasta a possibilidade dos filhos e filhas de trabalhadores terminarem sua graduação. Não é para menos: desde 2015, a educação brasileira vem sendo mutilada, e agora com o Governo Bolsonaro, aparentemente os poderosos tentam desferir o golpe de misericórdia: Cortes de mais de 30% em todas as UFs e IFs do país; Cortes ainda mais profundos foram feitos no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FUNDEB), pondo em risco de extinção a educação básica, profissionalizante e superior do país, de uma vez só.

 

RECC FOB ASSEMBLEIA AUTÔNOMA ESTUDANTIL UFPI PARNAÍBA PIAUÍ.png
Assembleia Autônoma dos Estudantes da UFPI, 09.05.2019.

A REUNIÃO COM A DIREÇÃO
Na reunião feita a portas fechadas com o diretor do campus, as informações que chegaram aos estudantes é que a UFPI de Parnaíba possui verba até julho; haverá demissão em massa de trabalhadores terceirizados; o restaurante universitário, que hoje custa R$ 1,25, passará a ser R$ 5,00 ou mais para os trabalhadores da instituição, e as filas para alimentação continuarão a crescer; parte das bolsas continuarão, mas sem previsão de serem ampliadas.
De forma implícita, é nítido que a implantação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAr) não sairá mais do papel, e diante desse cenário, o combate permanente contra os inimigos do povo que tentam sequestrar nossa educação e o nosso futuro é o único caminho possível.

ENCAMINHAMENTOS DA ASSEMBLEIA
Por votação, ficou decidido que a partir de hoje (09.05.2019), atividades de agitação serão realizadas para denunciar o abismo no qual a educação pública superior está sendo jogada. Além disso, foi de comum acordo a participação massiva dos estudantes na manifestação do dia 15 de Maio, que tomará as ruas de Parnaíba e contará com forte articulação entre estudantes de diversas outras instituições de ensino.

001 RECC FOB ASSEMBLEIA AUTÔNOMA ESTUDANTIL UFPI PARNAÍBA PIAUÍ.png
Assembleia Autônoma dos Estudantes da UFPI, 09.05.2019.

PAUTAS LEVANTADAS DURANTE A ASSEMBLEIA
– Pela ampliação da Residência Multiprofisisonal!
– Pelo lançamento do edital da BAE – Bolsa de Auxílio Estudantil!
– Pela ampliação da Residência Estudantil!
– Contra a demissão dos terceirizados da UFPI!
– Pela melhoria do Restaurante Universitário!
– Por mais transparência no processo de transição da UFPI para UFDPar!
– Contra os cortes na educação pública brasileira!

NÃO SE ILUDIR, NEM SE ABATER!
Para encararmos mais uma devastação de direitos que se aproxima, é preciso lembrar que a luta independente de partidos, governos, empresas e políticos, combinada com a ação direta do povo, sempre foi e sempre será a chave para a nossa vitória contra os que querem tornar nossa vida um pesadelo. Organizados sob estes princípios, solidários com a luta combativa de estudantes de todo o Brasil, seremos invencíveis!

 

IR AO COMBATE SEM TEMER! OUSAR LUTAR, OUSAR VENCER!

CONTR A PRECARIZAÇÃO, GREVE GERAL NA EDUCAÇÃO!

CONSTRUIR O BLOCO AUTÔNOMO PARA A PARALISAÇÃO DO 15M!

 

tira a mão uf.png

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *