SIGA-DF participa da Marcha do 8 de Março no Distrito Federal

SIGA/FOB na marcha de 8 de Março na esplanada dos ministérios. Foto: RMC-DF

Rede de Mídia Classista (RMC / FOB) – Distrito Federal

No dia 8 de março, dia internacional da mulher trabalhadora, ocorreu no DF uma grande marcha na Esplanada dos Ministérios. O recém fundado Sindicato Geral Autônomo (SIGA-DF) formou um bloco com suas filiadas/os e apoiadoras/es, engrossando a marcha e fazendo agitação e propaganda. “É barricada, greve geral, pra derrotar o poder patriarcal”, “Eleição é farsa, não muda nada não, mulher organizada vai fazer revolução” e “Olê olê, olê olá, o mundo inteiro vamos parar, greve geral pro machismo derrotar” foram algumas das palavras de ordem entoadas pelo bloco sindicalista revolucionária e que animaram diversas outras pessoas que cantaram e caminharam juntas. Também foram distribuídos centenas de panfletos.

SIGA/FOB na marcha de 8 de Março na esplanada dos ministérios. Foto: RMC-DF

Diferente dos anos anteriores esse ano não teve carro de som com a burocracia sindical e partidária centralizando as falas, o que foi muito positivo. Porém, não deixou de haver uma tentativa (em vão) de calar a voz das sindicalistas revolucionárias. Ao se aproximar de um bloco do PSOL uma pessoa deste bloco tentou impedir com argumentos burocráticos que as companheiras do SIGA entoassem os seus cantos e levantassem a bandeiras pois deveriam ter “cadastrado o bloco anteriormente”. As mulheres combativas do SIGA prontamente responderam a provocação afirmando e defendendo a sua legitimidade e autonomia em estar na rua protestando. O bloco do SIGA seguiu com firmeza e combatividade, fator que também chamou a atenção positivamente de várias mulheres independentes que foram conversar e conhecer melhor a proposta do SIGA.

Fica marcada assim a primeira vez que a bandeira do Sindicato Geral Autônomo foi às ruas do DF. Não poderia ser em ocasião melhor: lutando pelos direitos das mulheres trabalhadoras! Agora a atenção das companheiras e companheiros se volta para a construção do Ato Público de Lançamento do SIGA que ocorrerá no dia 27/03 (quarta-feira), às 19 horas, na UnB. Você está convidada! Venha conhecer e construir uma organização autônoma, solidária e combativa!

Filie-se ao Sindicalismo Revolucionário!!

SITE: www.lutafob.wordpress.com
E-MAIL: fob-df@protonmail.com (DF)
E-MAIL: lutafob@protonmail.com (BRASIL)
TWITTER: @LUTAFOB
FACEBOOK: FOB

MAIS FOTOS DO 8 DE MARÇO (Fotos: RMC-DF):

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *