No dia 1 de julho os entregadores de aplicativo (iFood, Rappi, Uber eats, Loggi, James etc) realizaram uma grande paralisação nacional e internacional por melhores condições de trabalho.
No DF as 9h da manhã centenas de trabalhadores se reuniram em frente ao TJDF e rodaram pela esplanada dos ministérios e Palácio do Buriti para exigir as seguintes reivindicações:
– Regulamentação da atividade econômica;
– Legislação especifica para a categoria estipulando a tabela do preço do frete mais reajuste anual de acordo com o IPCA;
– Direito a defesa nos casos de bloqueio e banimento do entregador das plataformas de aplicativo;
– Responsabilidade das empresas de aplicativo com os EPI’s para o desenvolvimento da prestação de serviço.
No DF as mobilizações foram organizadas principalmente pela Associação de Motoboys Autônomos e Entregadores (AMAE), mas este é um movimento de base que vêm articulando diversas associações e grupos autônomos pelo Brasil, como por exemplo, os Entregadores Antifascistas.
Os entregadores grevistas apontam que as empresas/aplicativos tentaram destruir a greve oferecendo benefícios para os entregadores fura-greve e fazendo promoções no aplicativo, tática usada para além do simples desligamento sumário dos aplicativos que já é feito cotidianamente.
Essa ação demonstra claramente que a classe trabalhadora e o proletariado marginal especificamente, está se movimento e reagindo aos ataques das empresas capitalistas sem esperar da burocracia sindical (CUT, CTB, etc) atuando de maneira autônoma. No DF a AMAE convoca outra paralisação para o dia 25 de julho, convocamos a todos e todas a participar e apoiar o movimento!
Em nossa visão essa será uma luta árdua para os entregadores e demais trabalhadores de aplicativos, nesse momento é fundamental fortalecer essa luta e organização de maneira autônoma e pela ação direta dos trabalhadores visando a construção de uma greve internacional dos trabalhadores de aplicativos para a conquista de direitos e melhorias para a categoria.
TODO APOIO AO BREQUE DOS ENTREGADORES! AMPLIAR A LUTA E A SOLIDARIEDADE!
CONSTRUIR O SINDICALISMO REVOLUCIONÁRIO!
FOB – Federação das Organizações Sindicalistas Revolucionárias do Brasil
Filie-se ao Sindicalismo Revolucionário!
- Saiba Quem somos nós e pelo que lutamos?
- Conheça os Princípios, Estrutura e forma de Filiação na FOB.
- Entenda Por que a classe trabalhadora brasileira precisa de uma Federação Sindicalista Revolucionária?
- Entenda Quais as diferenças do Sindicalismo Revolucionário em relação aos outros modelos de sindicalismo?
- Conheça a História e origens do FOB
- Conheça as Teses Programáticas da FOB: Tese 1 e Tese 2
One thought on “Entregadores paralisam dia 1º Julho e preparam nova paralisação para dia 25/07”