Espanha – Chamada de Solidariedade com os 6 de “La Suiza”

Espanha – Chamada de Solidariedade com os 6 de “La Suiza”

Retirado de https://www.cnt.es/noticias/cnt-hace-un-llamamiento-internacional-en-defensa-de-las-companeras-de-xixon/

Por Secretaria Internacional da FOB – Publicamos abaixo em Português a chamada de Solidariedade Internacional da CNT e CNT-Xixón, nossas co-irmãs, contra a perseguição política produzida pelo Estado Espanhol em defesa dos proprietários da empresa “La Suiza”. Fica o alerta ao conjunto da classe que não existe uma democracia a defender, seja no Brasil ou na Espanha, mas tiranias a combater. Toda solidariedade aos trabalhadores e militantes do caso “La Suiza”.

Em 2017, uma trabalhadora da padaria La Suiza recorreu ao nosso sindicato para obter aconselhamento e apoio numa situação de abuso e assédio patronal, com o não pagamento de horas extraordinárias, a impossibilidade de gozar férias e cargas de trabalho excessivas durante a sua gravidez, o que resultou num risco de aborto espontâneo que levou à correspondente licença médica. Para além de todos estes abusos, a colega denunciou um tratamento insuportável por parte da entidade patronal, incluindo comentários e opiniões humilhantes sobre o seu corpo.

Com o apoio da CNT Xixón, o sindicato começou a tentar realizar uma reunião com a entidade patronal para abordar a situação e tentar resolvê-la através do diálogo, mas a entidade patronal recusou.

Perante esta situação, a CNT decidiu tornar o conflito público através de manifestações e das redes sociais. Como resultado desta campanha de informação, o empregador aceitou reunir-se com o sindicato, mas recusou-se a chegar a qualquer acordo.

A CNT Xixón continuou com manifestações à porta da padaria e com uma campanha de informação. Por outras palavras, utilizámos os instrumentos sindicais à nossa disposição para defender os direitos do nosso colega. É de salientar que todas estas ações decorreram sem intervenção policial. Apesar da normalidade das ações de protesto, vários companheiros da CNT Xixón começaram a ser identificados pela polícia e, finalmente, foram efetuadas várias detenções e apresentadas as queixas correspondentes.

Os processos judiciais que se seguiram começaram com a tentativa de acusar cerca de trinta pessoas, militantes sindicais, mas também outras pessoas que tinham vindo apoiar o trabalhador de La Suiza. No final, foram acusadas oito pessoas.

A trabalhadora afetada pelo conflito inicial apresentou também uma queixa por assédio sexual, que foi arquivada por insuficiência de provas.

Finalmente, o Tribunal Penal número 1 de Gijón, numa sentença emitida em Junho de 2021, condenou os oito militantes acusados a um total de 25,3 anos de prisão: três anos e meio de prisão para sete deles e oito meses para outro, pelos crimes de coação e obstrução da justiça. Além disso, a sentença fixa uma indemnização de 150.428 euros à padaria La Suiza, declarando a CNT como responsável subsidiária.

Na sequência do recurso interposto pela CNT, o Supremo Tribunal das Astúrias ratificou a pena de prisão de seis dos oito sindicalistas condenados no processo “La Suiza”.

Depois de terem praticamente esgotado a via judicial, os nossos camaradas estão cada vez mais perto de serem presos. Por isso, apelamos às organizações sindicais, sociais, feministas, de bairro e políticas e, em geral, à população asturiana para que se mobilizem e acabem com este absurdo.

PERANTE A SUA INJUSTIÇA, A NOSSA SOLIDARIEDADE
ELES TOCAM-NOS UM ELES TOCAM-NOS A TODOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *