Ocupação Nestor Makhno: Organização Terra Liberta Ocupa Terra Abandonada em Massapê-CE

Ocupação Nestor Makhno: Organização Terra Liberta Ocupa Terra Abandonada em Massapê-CE

Na madrugada do dia 15 de Abril de 2023, trinta famílias trabalhadoras ocuparam uma terra abandonada à mais de 30 anos na zona rural de Massapê (CE), próximo ao bairro Nossa Senhora de Fátima. A ocupação é organizada pela Organização Popular Terra Liberta e é fruto do trabalho de base junto á população que mora de aluguel e vive em área de risco nas periferias de Massapê. A ocupação reivindica terra para estas famílias viverem e trabalharem com dignidade.

Publicado originalmente no site da Organização Popular Terra Liberta no dia 20 de Abril de 2023

Situação da Terra

Primeira assembleia da Ocupação Nestor Makhno. Acervo Terra Liberta. 15 de Abril de 2023.

A terra em questão, além do visível abandono, possui a inconsistência documental comum às terras griladas. Outra informação importante é que por esta região passava o trem da extinta Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) e que após sua desativação, por volta dos anos 70, muitas terras ficaram devolutas e foram ocupadas por populações empobrecidas em pequenas partes ou griladas aos montes por gananciosos empresários.

O povo de Massapê

A situação atual da população de Massapê é marcada pela falta de acesso à terra. Muitas famílias migraram das zonas rurais para as zonas urbanas do município, fazendo inchar os bairros periféricos e construção de casas em áreas de risco como margens de rios. Não existe política publica pública de habitação, somente lembranças dos anos 80 e 90. Para piorar, no recente inverno muitos proprietários aumentaram o preço dos alugueis para lucrar com o desespero de quem não tem moradia digna.

Acervo Terra Liberta. 15 de Abril de 2023.

De 1996 à 2007 a concentração de terras só piorou na microregião de Sobral, que agrega Massapê e mais 11 municípios próximos. Existem somente 2 assentamentos rurais federais (Morgado e Contendas) que foram criados em 1991 e 1992. Ou seja, os ricos com cada vez mais terra e os pobres com cada vez menos.

Organização da Ocupação

Primeira reunião do Núcleo de Base da Terra Liberta em Massapê. Novembro de 2022.

Desde Novembro de 2022 a Terra Liberta realiza trabalho de base nas comunidades de Massapê, buscando elevar a consciência de classe para superar a situação de miséria e a dependência da política eleitoreira que parasita o povo. O fruto desse trabalho é a Ocupação Nestor Makhno que até o presente momento semeia nova vida onde antes só pisava o gado e a servidão.

Entrada na terra com construção de Barracão Coletivo. Acervo Terra Liberta. 15 de Abril de 2023.
Primeiras estruturas do acampamento firmadas junto à bandeira de luta. Acervo Terra Liberta. 15 de Abril de 2023.

Assim, a vida comum se faz na construção de espaços comuns. A cozinha comunitária trabalha a soberania alimentar dos ocupantes junto aos futuros roçados e hortas. O barracão é um espaço para realizar assembleias onde tudo é decidido coletivamente. Ao invés do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, seguimos o princípio do mandar obedecendo. Todos e todas somos igualmente responsáveis pelas decisões. Assim, fazemos uma luta que não é só por um pedaço de chão, mas por uma outra relação entre o povo e com a terra.

A escolha do nome

Nestor Makhno (1888–1934) em um campo de refugiados na Romênia.

A ocupação homenageia o revolucionário Nestor Makhno. Nascido em 1888 na cidade Huliaipole onde hoje é o país da Ucrânia e na época era dominado pelo império russo. Sendo o caçula de uma família de 5 filhos, começou a trabalhar aos 7 anos pastorando gado. Na sua juventude enfrentou com muita coragem o império russo na defesa do povo do campo, gesto que o levou para a prisão dos 22 até os 28. Após a saída da prisão, Makhno retorna a sua terra natal e promove uma organização em massa de todos os trabalhadores do campo e da cidade conquistando terra para os camponeses e garantindo o controle dos operários sobre as industrias.

Durante a Guerra Civil Russa, comandou o Exército Negro da Ucrânia que defendeu a autonomia do povo ucraniano contra o exército branco (que defendiam o antigo regime) e o vermelho (bolcheviques). Seu exército conseguiu controlar grande parte de seu país e mostrou que um povo organizado pode transformar sua realidade sem se curvar a ninguém.

Relações da ocupação com o poder público.

Entrevista com Jornal Sobral Online. Acervo Terra Liberta. 15 de Abril de 2023.

Até o presente momento (20/04), a ocupação não foi notificada por nenhum suposto dono ou autoridade do Estado. O que houve foi, no dia 15/04, a visita de um funcionário de um empresário que reivindica propriedade. Este apenas colocou que em breve o dono entraria com um processo para “retomar” a posse da propriedade. No primeiro e segundo dia houve visita de dois jornais locais que retrataram a luta das famílias pelo direito à terra.

No dia 19 de Abril, um homem engravatado fotografa a ocupação de maneira furtiva, porém sai correndo ao ver que foi descoberto. No dia 20/04, um contingente do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), ronda a ocupação e utiliza de drones para realizar filmagem aérea do local.

A legitimidade

A ação das famílias acampadas é antes de tudo legítima. Não se pode aceitar que a grande massa popular viva privada do acesso à terra enquanto uma minoria acumula terra e tantos outros bens materiais. A razão desta acumulação não é o trabalho, pois se o trabalho desse direito à terra, quem mais teria terra é a classe trabalhadora que sofre por não ter um pedaço de chão.

Solidariedade de Classe

A Federação das Organizações de Base do Ceará (FOB-CE), assim como a Federação das Organizações Sindicalistas Revolucionárias do Brasil (FOB), contribuem imensamente com esta luta. Articulando setores populares, sindicais e estudantis de norte a sul para fortalecer esta luta justa por terra e liberdade.

Logo ao entrar na terra, foi possível irradiar a notícia pelas redes sociais com muita força. Recebemos solidariedades de todo o Brasil e até internacional! Afirmamos assim, o internacionalismo proletário. Os trabalhadores de todo mundo tem muito mais semelhança entre si do que com as classes dominantes de seu próprio país.

A luta apenas começou. Sabemos que nada para o povo é dado, tudo é conquistado. Assim, pedimos a atenção de toda a classe para os momentos seguintes. Que possamos defender juntos o direito à vida digna, seja onde for.

VIVA À OCUPAÇÃO NESTOR MAKHNO

VIVA À ORGANIZAÇÃO POPULAR TERRA LIBERTA

FÉ NA LUTA: VENCEREMOS!

Caso queira entrar em contato com a ocupação, mande mensagem pela página do instagram ou pelo email ‘ terraliberta.protonmail.com ‘ . Podemos articular doações presenciais de alimentos e materiais de construção por estes canais. Para transferências bancárias, estamos aceitando através do pix -> pixfobce@protonmail.com .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *